O que avaliar na hora de escolher uma universidade e onde buscar essas informações?

Escolher uma instituição de ensino não é uma tarefa nada fácil. É preciso considerar inúmeros os pontos no momento da escolha. Porém, que pontos são esses?

A Instructure, que desenvolve o ambiente virtual de aprendizagem LMS Canvas, encomendou uma pesquisa que revela o que os estudantes secundaristas e universitários esperam das instituições de ensino superior.

Entre os entrevistados, foi possível perceber que muitos (45% dos universitários e 30% dos estudantes secundaristas) preferem optar por uma instituição versátil com metodologia e ferramentas que levem em consideração o jeito e estilo de cada aluno. Além de ferramentas mais adequadas, 40% dos universitários e 43% dos alunos do ensino médio acreditam que os cursos superiores precisam trazer conteúdos relevantes para as necessidades dos empregadores. Por isso, ao escolherem uma universidade eles levam em consideração a reputação e a qualidade dos docentes (62% dos universitários, 44% dos alunos do ensino médio).

Clareado quais os anseios dos estudantes, vem o segundo questionamento: onde encontrar fontes confiáveis que possam guiá-los nessas escolhas?

Além do Ministério da Educação, que pode auxiliar o estudante na consulta e comparação das notas do ENADE das universidades, o Guia do Estudante pode ajudar com o ranking de Melhores Universidades e outras listas de faculdades por cursos.

Outro caminho, um pouco mais difícil, é conversar com estudantes das instituições para entender como foi suas experiências e sentir se é aquilo que busca.

Pensando em atender essa demanda, a Catho está fazendo uma pesquisa que capta avaliações de estudantes e ex-estudantes de diversas instituições de ensino superior. Para deixar uma avaliação e ajudar os estudantes nas escolhas de suas universidades, clique aqui.

O que faz um educador social

O que faz uma copeira de cozinha?

Paternidade ativa e carreira