Saiba como o teste vocacional pode ajudar a escolher sua carreira

teste vocacional

O teste vocacional é bem conhecido e muito utilizado quando não sabemos como descobrir qual carreira mais combina com a gente. Mas será que ele realmente funciona? Descubra agora com esta leitura.

Além disso, conheça aqui os tipos de testes, qual o objetivo dessa ferramenta e muito mais. Vamos conferir?!

O que é teste vocacional?

É bem provável que você já tenha ouvido falar de teste vocacional, conhecido alguém que tenha feito ou até mesmo já tenha feito algum na vida. Mas se você não tem ideia do que estamos falando, calma que a gente te explica.

Pois bem, esse teste é uma metodologia que por meio de perguntas identifica as habilidades de uma pessoa, bem como os seus traços de personalidade. Isso significa que ele utiliza a base do autoconhecimento e por isso tem uma série de perguntas. 

Essa ferramenta que auxilia na escolha profissional, onde a palavra “vocação” está relacionada à uma tendência da pessoa para exercer uma determinada atividade de acordo com as aptidões e interesses específicos.

Um dos principais objetivos de fazer um teste vocacional é verificar os níveis de interesse, personalidade e capacidade da pessoa, bem como avaliar as habilidades para uma determinada área.

Por que fazer um teste vocacional?

Não importa se você já sabe qual curso quer fazer ou qual carreira profissional você sonha seguir, sempre aparece dúvidas, não é?!

Esse tipo de situação é mais normal do que você imagina e fazer o teste vocacional pode te dar mais segurança sobre qual carreira seguir. A dica também vale para quem não tem ideia de qual curso fazer.

Fazer um teste sobre sua vocação que tenha como base as suas aptidões e interesses pode diminuir o leque de cursos, deixando de lado os que não tem nada a ver com você. E as chances de você acertar na escolha da faculdade e da sua carreira aumentam muito.

Conheça mais sobre o plano de carreira e foque no seu bem-estar.

Tipos de testes vocacionais

A opção mais comum é o teste vocacional rápido, do qual você pode ter uma noção de qual área seguir, bem como os cursos que pode fazer. Geralmente eles estão disponíveis na internet e você pode pesquisar mais sobre os cursos.

Há também a opção com um psicólogo, que é mais completo, como se fosse uma sessão de coaching. Este tipo de teste é o resultado de pesquisas e avaliações que são regulamentadas pelo conselho da profissão, o CFP. Vale lembrar que somente o um psicólogo pode aplicar esse teste.

E se você em busca de um novo emprego, não deixe de aproveitar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e por tempo ilimitado. Preencha o formulário e comece agora!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Como o teste vocacional pode ajudar?

Confira abaixo como um teste vocacional pode ajudar quem está com duvidas sobre qual curso ou ará profissional seguir. Anote: 

1. Orientação

O teste vocacional pode ajudar na orientação profissional, ou seja, de acordo com o que você responder, ele irá mostrar quais áreas de sua formação e experiência você tem mais aptidões e quais não combinam com o seu perfil. 

Nesse caso, se você procurar algum orientador e ele pode trabalhar os pontos que você precisa melhorar para ter sucesso na sua carreira. Esse orientador pode ser um psicólogo ou um coach de carreira

2. Habilidades

Você pode até discordar, mas temos mais habilidades do que achamos! E saber quais são elas pode ser o que falta para o seu sucesso pessoal e profissional. 

Fazer um teste pode te ajudar a descobrir quais são essas habilidades e você pode desenvolvê-las ainda mais. Conhecer as suas softs skills pode te ajudar e muito, aposte nisso! 

3. Opções

Além de mostrar as áreas que mais combinam com você, o teste vocacional mostra quais são suas habilidades (como falamos no tópico acima) e elas podem ser utilizadas em carreiras sugeridas. 

Por exemplo, você está pensando em fazer Engenharia de Automação, mas você também tem habilidades que se aplicam para Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica. Com isso, você tem mais oportunidades para explorar e ver o que mais se encaixa com o que você quer. 

Mas afinal, como funciona o teste vocacional?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o teste vocacional não é um oráculo que vai te dar a resposta da carreira perfeita. Na verdade ele é um processo de autoconhecimento e é uma orientação para saber quais áreas você possui mais habilidades. 

Há também a opção com um psicólogo, que é mais completo, como se fosse uma sessão de coaching. Este tipo de teste é o resultado de pesquisas e avaliações que são regulamentadas pelo conselho da profissão, o CFP. Vale lembrar que somente o um psicólogo pode aplicar esse teste.

Ao selecionar as respostas, o teste coloca você em um grupo que melhor mostra os seus valores e personalidade. E cada conjunto possui diferentes profissões que se correlacionam. 

Você pode aprender mais sobre os cargos em nosso Guia de Profissões e escolher o seu!

Fiz teste vocacional, mas ainda não sei qual curso escolher. O que eu faço?

Imagine fazer um teste vocacional e conseguir a resposta exata de qual o curso certo para você. Parece bom, não é? Só que na maioria dos casos é bom demais para ser verdade e muitas pessoas ainda continuam na dúvida sobre qual curso escolher. Se esse é o seu caso, não se desespere.

O teste vocacional, na verdade, funciona como um guia e não como um oráculo com respostas prontas. Isso quer dizer que ele consegue te mostrar as áreas com as quais você tem mais afinidade, só que ainda assim existem muitos cursos dentro de cada um delas.

1. O que te desperta curiosidade?

Reflita sobre aquilo que gosta de fazer e o que é apenas uma atividade a mais — incentivada pelo amigo ou pelos pais. E o prazer não se refere apenas a algo divertido, como jogar ou ir ao cinema, mas está ligado ao que te desperta curiosidade — sobre o que você poderia passar horas lendo e nem veria a hora passar?

O teste vocacional te dá uma ideia nesse aspecto, mas para cada profissão sugerida você precisa analisar qual te deixa mais motivado, sobre qual você conseguiria estudar mesmo cansado e qual vai estar de acordo com seus objetivos futuros.

2. Pesquise sobre as profissões e os cursos

Se você fez um teste vocacional, provavelmente está em dúvida entre alguns cursos, então o importante agora é conhecer melhor cada um deles. Desse modo, leia sites, jornais e livros relacionados à área. Assim fica mais fácil identificar aquilo que vai realmente lhe despertar interesse. Afinal, se você quer fazer Economia, mas ficar entediado rapidamente lendo um artigo sobre o assunto, talvez repensar sua opção seja uma boa ideia.

Outra dica interessante é observar a grade curricular dos cursos. Verifique quais as disciplinas você mais gosta e aquelas que não te agradam — às vezes uma profissão exige o estudo de matérias que você nem imaginava.

3. Converse sobre as graduações que te interessam

O que vemos nem sempre corresponde à realidade. Quando lemos sobre um curso ou vemos profissionais atuando em uma determinada área podemos idealizar aquele setor e depois nos decepcionarmos. Por esse motivo é necessário conversar com quem vive a profissão diariamente.

Vá até a universidade e converse com os coordenadores dos cursos que lhe interessam. Esse é o momento de tirar dúvidas sobre as aulas e o mercado de trabalho, incluindo pontos relacionados a estágios. Você também pode ligar para alguma empresa na qual tem vontade de trabalhar e perguntar se algum profissional pode conversar um pouco com você.

Essas conversas podem te fazer perceber pontos importantes sobre jornada de trabalho, salários e promoções. Também são essenciais para te ajudar a comparar três coisas e ver se elas são satisfatórias: sua ideia de curso, a realidade acadêmica e o cotidiano profissional.

O teste vocacional é apenas um dos passos para escolher um curso de graduação, só que na decisão final é preciso ter muito mais material para análise. Este artigo listou os principais pontos que vão te ajudar nessa questão. Agora ficou mais fácil descobrir que profissão seguir, não é mesmo?

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

E aí, já fez algum teste vocacional na vida? Conta pra gente o que achou e compartilhe com amigos nas redes sociais!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!