Saiba como surgiu a profissão de relações públicas

Você sabe como surgiu a área de Relações Públicas ou qual exatamente é o papel dela no mercado? É para responder a esses questionamentos que esse texto existe. Por isso, fica conectado com a gente e continue a leitura. Vamos conferir?

O profissional de Relações Públicas

O post de hoje vai abordar uma profissão que funciona como o pilar da comunicação empresarial: a relações públicas ou RP. Esse é um ramo que divide espaço com o jornalismo e a publicidade e integra os dois em prol da empresa para a qual se trabalha.

O RP é aquele profissional que, de forma resumida, vai ser o responsável pelos canais de comunicação da companhia. Isso levando em conta os clientes internos — funcionários, sócios, etc.— e os clientes externos — mídia, consumidores, governo, fornecedores, entre outros.

| Conheça o nosso Modelo de currículo para Relações Públicas.

Agora que você percebeu como esse é um setor importante, vamos voltar um pouco no tempo e entender a origem da profissão.

Como surgiu a profissão de Relações Públicas?

RP nos tempos antigos

De uma maneira ou de outra, a história sempre presenciou formas de comunicação que se ligavam às Relações Públicas. Isso aparecia sempre que alguém levava em conta a opinião popular e criava uma relação de mútuo acordo entre públicos diferentes.

Estudiosos como o Ph.D norte americano James Grunig afirmam que desde a China antiga, há milhares de anos, essa atividade já era observada. De forma estruturada, no entanto ela só apareceu no início do século XX.

O início formal da profissão do RP

Uma pessoa essencial que você precisa conhecer é Ivy Lee. Ele é considerado o primeiro RP oficial da história. Nascido nos Estados Unidos, em 1877, e formado em Jornalismo, Lee atuou em diferentes companhias modificando a forma como elas se apresentavam para o público.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Essa busca por melhorar a imagem empresarial veio com o cenário tumultuado de revoltas operárias e proibições governamentais ligadas a cartéis e trustes — acordos comerciais que monopolizam o mercado.

No início do século XX, Ivy Lee trabalhou para empresas importantes, como o grupo Rockefeller, e teve sua própria companhia de Relações Públicas. Como não tinha cursos na época, ele aprendeu a profissão na prática e pregava ações como o diálogo com a comunidade e a informação transparente.

Curso de Relações Públicas

Depois de Ivy Lee mais profissionais foram aderindo à área e começaram a surgir cursos específicos. Hoje a graduação em RP dura em média quatro anos e tem habilitação em bacharelado.

Na faculdade você tem contato com disciplinas como: História da Comunicação, Introdução ao Jornalismo, Comunicação Organizacional, Teoria Política, Marketing e diversas outras.

O curso está dentro do campo de Comunicação Social e geralmente inclui estágio obrigatório e um projeto de conclusão.

| Vejas vagas para Relações Públicas no site da Catho.

As relações públicas vêm se desenvolvendo ao longo do tempo. Seja de maneira informal ou como uma carreira estruturada, o profissional da área sempre se faz presente nas companhias.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!