Conheça a área de trabalho do Designer Floral

Na semana em que entramos na estação da primavera, o Carreira & Sucesso fala sobre uma profissão pouco conhecida, mas que está presente em muitos dos locais que frequentamos: o Designer Floral. Este profissional trabalha com a arte ou design de flores aplicados nas relações humanas e na decoração de ambientes.

É uma atividade que se sobressai a do florista em relação à amplitude da qualificação, pois trabalha com flores de uma maneira mais moderna e arrojada, conhecendo todos os estilos e possibilidades em arranjo, buquês e ramalhetes (formas, ângulos, movimentos etc) – diferentemente de um florista, que conhece princípios mais básicos de manipulação.

De acordo com Ana Rita Gimenes, engenheira agrônoma e proprietária do site Floral Design Brasil, a atividade ainda não é reconhecida no Brasil, porém, tem um mercado em franca expansão. O mercado de casamentos , por exemplo, é um nicho de forte presença do designer floral. Segundo estudo divulgado pela Abrafesta (Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais), este mercado deve movimentar R$ 14 bilhões somente neste ano, o que representa um aumento de 16% em relação ao ano de 2011, quando se estima que foram movimentados cerca de R$ 12 bilhões.

“As pessoas podem relacionar o trabalho com as flores com certo ar de romantismo. Mas é um negócio como qualquer outro, portanto, quem se interessar pelo ramo, deve ter conhecimento de mercado e atualização das novidades e tendências”, indica a proprietária.

O designer necessita conhecer a fundo a matéria-prima do seu trabalho, ou seja, a flor. Além de ter discernimento das qualidades de uma flor para saber comprar o melhor produto, precisa saber conservá-la e fazer um arranjo que perdure na mão do consumidor. “Além do conhecimento técnico, o atuante neste ramo precisa saber se relacionar com clientes, pois a partir da identificação da necessidade do cliente é que conseguirá entregar um resultado satisfatório”, explica Ana Rita.

Possibilidades de atuação

De acordo com a Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), a produção de flores é um mercado que cresce, por ano, de 15 a 20%. O Designer Floral acompanha esta evolução e atua, hoje, nos seguintes setores:

Floricultura (loja física ou virtual): cujo produto principal é a flor, planta ou arranjo como presente, muitas vezes combinado com outros itens de consumo.

Decoração de festas e eventos: setor de maior crescimento na floricultura, tanto para eventos sociais ou corporativos.

Assinatura de flores: que consiste no trabalho de renovação semanal de arranjos e plantas em empresas ou residências.

Arranjos para funerais: atividade na qual muitos designers florais não desejam atuar, porém muito importante e lucrativa.

Buquês de noivas: há profissionais especializados exclusivamente em buquês de noivas. Aqui o profissional tem que dominar técnicas aplicadas aos mais diversos buquês, em conformidade com o estilo do vestido da noiva, entre outros. Trabalhar em harmonia e proximidade com estilistas é um ganho para todos.

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Mercado de trabalho aquecido

A decoração de festas e eventos é o ramo mais rentável na atualidade. É um setor que cresce exponencialmente, pois o desenvolvimento da economia brasileira nos últimos anos fez com que consumidores não só da classe A e B pudessem realizar festas e eventos mais requintados e ricos em detalhes.

As floriculturas também vêm contratando designer florais com o intuito de oferecer um produto diferenciado da concorrência, pois arranjos convencionais, hoje, são oferecidos em grandes redes de supermercados e shoppings, por exemplo. “Os donos destes comércios vêm enxergando que o trabalho do designer é mais completo e rentável”, completa Ana Rita.
 

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