Prometa e cumpra em 2018!

Já disse Roberto Pompeu de Toledo: “Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.”, no texto Cortar o Tempo. Genial porque a virada de ano é um momento de resgate de energia e esperança. Se as coisas não foram tão boas no último ano, a hora da mudança está chegando.

Segundo o time de Insights do Google, neste final de ano, 50 milhões de brasileiros vão fazer resoluções de ano novo. A boa notícia é que fazendo promessas no final do ano, suas chances de manter o novo hábito é 10x maior do que em qualquer outro período do ano. Ou seja, essa é a hora de parar de fumar, guardar dinheiro, comprar um carro ou uma casa, emagrecer, praticar exercícios físicos, estudar, viajar, um novo trabalho ou fazer aquilo que vem postergando ao longo do ano.

Mas como fazer com que as resoluções de ano novo tornem-se conquistas e não frustrações em 2018? Confira 7 dicas:

1- Defina metas claras

Saber exatamente onde se quer chegar é imprescindível. Emagrecer é o objetivo. Você pode perder 500g e vai ter emagrecido. Defina metas em termos quantitativos para medir a efetividade da sua resolução e esforços, por exemplo: quero perder 10kg em 2018.

2- Seja realista

Qual o cenário atual? Defina metas levando em consideração sua situação: você terá condições de fazer tudo o que precisa para atingir o objetivo? Atenção aos recursos necessários: tempo, habilidades, dinheiro, etc. Traçar objetivos inalcançáveis, quando são notados como inviáveis, pode causar frustrações destrutivas.

3- Defina prazos

Estabeleça datas. Se preciso, fatie o objetivo em metas de curto, médio e longo prazo. Saiba em que degrau você deve estar em cada período do ano para, no final, ter a promessa cumprida.

4- Crie um plano

Estude o que você precisa ter ou fazer para alcançar seu objetivo e crie um plano de ação. Uma boa maneira de levantar todos os passos a seguir é criar uma lista com as ações específicas a serem tomadas. Defina também um método de organização, que pode ser uma planilha para incluir dados das ações, avaliar e projetar resultados.

5- Mude comportamentos

Se o seu objetivo está relacionado a mudança de hábito, é preciso redesenhar a sua rotina. Deixar de frequentar lugares que potencializam o hábito a ser extinguido é chave para o progresso.

6- Procure inspiração

Se no meio do percurso o desânimo começar a bater, procure maneiras de fortalecer o seu propósito. Recupere na memória o que te motivou a querer mudar e busque inspirações. São milhares de conteúdos em textos, vídeos e palestras na internet que podem te engajar no desafio.

7- Comemore resultados

A cada degrau de metas que avançar, reconheça como uma conquista. Compartilhar e comemorar os resultados com outras pessoas vai fazer com que outras pessoas te motivem a continuar batalhando e você terá dimensão dos seus esforços e potencial.

Tenha boas conquistas em 2018!

Devo contratar um estagiário ou profissional experiente?

Aproveite o feriado para pensar em sua carreira

5 dicas para o trabalho temporário virar efetivo