Promoção no trabalho: confira algumas dicas para ter sucesso

Promoção no trabalho: confira algumas dicas para ter sucesso

“Emprego? Vixi, tempos difíceis, né? Ainda se fala muito em crise. Acho que o mar não está pra peixe. Tanta gente desempregada, que mesmo eu não estando tão feliz assim no meu trabalho, não posso nem reclamar.”

Com certeza você já ouviu uma pessoa fazer um discurso semelhante a este, e se você não ouviu, você é a pessoa que faz este discurso.

Receosas com a instabilidade no mercado de trabalho, muitas pessoas não se permitem ou não admitem que precisam galgar novas posições profissionais e que estão com a frase “Não aguento mais!” entalada na garganta.

Mas, estamos aqui para dizer: se sentir assim é um problema, mas está tudo bem se você precisar expressar isso. Inclusive, você deve dizer isso.

Se você não aguenta mais o seu atual cargo e não vê a hora da tão esperada promoção chegar, você precisa falar sobre isso e reagir a isso.

A estagnação pode gerar diferentes impactos negativos a curto, médio e longo prazo na sua vida pessoal e profissional.

Desde problemas emocionais e de saúde, quanto no desenvolvimento de carreira. Sentir-se estacionado pode abalar sua autoconfiança, sua motivação, seu ânimo e, como num efeito dominó, todas as características que atrapalham seu desempenho profissional.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

E o maior problema disso tudo é que, a medida que essa situação permanece, seu comportamento negativo se agrava e te afasta ainda mais de uma recuperação.

Então, chega, né? Já sabe o que fazer para sair deste atolamento e ser promovido?

Antes de qualquer coisa, para evitar uma frustração neste momento, saiba que nenhuma ação que você faça vai te dar automaticamente a promoção. Mas um conjunto de comportamentos pode te colocar no caminho. Confira em 3 passos:

Busque e emita motivação

Deixar transparecer sentimentos como otimismo, entusiasmo e autoconfiança possibilita que você contagie as pessoas ao redor com a sua energia e gana em fazer as coisas acontecerem no ambiente profissional. Por isso, para sair da situação de estagnação, é tão importante se motivar. Ser visto como alguém engajado com o trabalho e a empresa favorece o seu reconhecimento por parte dos colegas e chefia, mesmo que não imediatamente.

Pense fora da caixa

Trabalhe de outra maneira. E como quem não é visto não é lembrado, esforce-se para evidenciar seu trabalho. Que tal revisar antigos processos que não são mais tão eficientes e reestruturá-los? Ou então pesquisar inovações do mercado para se inspirar no seu negócio? Tomar iniciativas assim, voluntariamente, demonstra que você é pró-ativo e necessário para o andamento das tarefas. Pense no que pode ser feito diferente e FAÇA diferente.

Fale sobre a situação

Não é uma negociação se você não oferece nada em troca. Primeiro, você precisa estar com tudo nos trinques para fazer exigências e falar das suas insatisfações. Então, se você já tem uma postura profissional exemplar, ou depois de adaptá-la, converse com o seu gestor para explicar sua atual situação e negociar uma mudança:

  • Comente todos os seus grandes feitos, projetos, otimizações e tudo que estiver no check list de bons resultados. Assim, você dará visibilidade ao seu trabalho e como ele contribui para os negócios;
  • Fale do seu histórico de carreira na área e/ou na empresa com o objetivo de gerar empatia no seu superior a respeito do desenvolvimento da sua carreira. Saber contar como a situação está te prejudicando pode fazer com que ele coloque tudo na balança: suas entregas vs. benefícios oferecidos;
  • Proponha vantagens para a empresa. Explique como você poderá contribuir estando em um novo cargo, quais são seus planos e as oportunidades de melhoras que você enxerga. Quem sabe esse não é seu trunfo final?
Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!