Conheça as matérias do curso de direito e mercado de trabalho

currículo para advogado

Quando se vai prestar vestibular surgem várias perguntas e dúvidas, neste post iremos te ajudar a entender quais são as matérias que compõem o curso de Direito e as áreas de atuação para carreira. Acompanhe a leitura!

Direito 

Este é um bacharelado com cinco anos de duração. Pode ser encontrado com facilidade em instituições públicas e particulares em todas as regiões do país. A graduação é recheada de muita leitura e vai exigir que o aluno desenvolva bem sua capacidade analítica e de interpretação. Em outras palavras: é preciso se dedicar muito.

Os estágios supervisionados também são obrigatórios e devem ser feitos em escritórios de advocacia ou em órgãos públicos. Também há um conteúdo considerável de prática jurídica, que muitas vezes pode ser feita na própria faculdade, na forma de serviços prestados à população.

A graduação se encontra na modalidade presencial. Durante o curso, o aluno terá a Constituição Brasileira como companheira constante e entrará em contato com as principais áreas de conhecimento da profissão:

  • Penal
  • Tributário
  • Civil
  • do Consumidor
  • entre outras

Mesmo que você não tenha tido contato com o curso, vamos te apresentar algumas das disciplinas, tá bom? Assim fica mais fácil de ter um vislumbre daquilo que é estudado na graduação.

Direito público

Como o próprio nome já sugere, as matérias de Direito público são aquelas que envolvem, predominantemente, interesses públicos. Tais leis regulam as relações entre os cidadãos e o Estado, bem como a atividade e a organização dos poderes estatais, por exemplo. 

Dentro desse ramo do Direito, as principais matérias estudadas no curso são:

Direito Constitucional

O foco do estudo se volta para a Constituição. Lembrando que a Constituição é a lei de maior hierarquia no Brasil, abrangendo desde a organização de seus poderes e órgãos até os direitos fundamentais dos cidadãos. 

A área Constitucional é uma das matérias mais importantes do curso, já que serve de fundamento para todas as demais leis do país.

Direito Administrativo

O Administrativo engloba as regras que regem a administração pública e as atividades de seus integrantes. Nele se estuda, por exemplo, as normas de ingresso (e de saída) no serviço público, os estatutos dos servidores públicos, a organização dos serviços públicos, as licitações e muito mais.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Direito Processual 

O Processual é a área do Direito que se dedica ao estudo da forma dos processos judiciais. É aí que se define, por exemplo, a ordem dos atos de um processo, qual juiz deve julgar quais causas, qual recurso é cabível contra cada tipo de decisão e seus prazos, dentre outras regras sobre o desenvolvimento dos processos.

Direito Penal

O Penal é o ramo do Direito público que estuda as leis criminais. É aqui que o  Estado especifica quais condutas são consideradas crimes e quais serão as consequências para quem as pratica (ou seja, as penas dos crimes).

Direito Tributário

Esse ramo do Direito reúne regras sobre tributos, ou seja, impostos, taxas e outros tipos de contribuições pagas ao poder público.

Direito privado

Diferentemente do que ocorre nas matérias de Direito Público, nas disciplinas de Direito Privado os interesses envolvidos são predominantemente particulares.

Direito Civil

Um dos principais ramos do Direito Privado, o Direito Civil é responsável por reger a maioria  das relações regulando-as entre os particulares desde antes mesmo de nascerem (dizendo quais são os direitos de quem já foi concebido, mas ainda não nasceu) e até depois de sua morte (propondo regras sobre herança e o destino dos bens de quem faleceu).

Direito Empresarial

O Empresarial se dedica ao estudo das leis que regulam as atividades empresariais do país, incluindo aí regras sobre propriedade intelectual, contratos corporativos, direitos e deveres dos sócios e basicamente tudo o que envolve a atividade das empresas.

Como podemos perceber o campo da área de Direito é muito amplo. Assim, o aluno poderá se especializar e se dedicar mais ao estudo de um determinado ramo, a fim de trabalhar ou pesquisar nessa área depois de sua formação.

Áreas de atuação para carreira de Direito

  • Acadêmica
  • Judicial
  • Promotoria
  • Procuradoria de Justiça
  • Desembargadoria
  • Defensoria pública
  • Análise judiciária
  • Oficial de Justiça
  • Diplomacia

Esperamos que tenha gostado do post de hoje e que ele tenha ajudado a entender sobre as principais matérias do curso de Direito. Se você gostou, deixe um comentário e até o próximo post!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!