Está fora do mercado de trabalho? Atualize-se!

Uma questão importante para quem está procurando emprego é o que os profissionais devem fazer durante o período em que estão parados?

Este período é fundamental para colocar as ideias no lugar e buscar adquirir conhecimento para tornar-se competitivo no mercado. Uma postura ativa ditará o futuro da carreira do profissional e será um diferencial futuramente.

Conversamos com Ramy Arany, co-fundadora do Instituto de Desenvolvimento da Consciência Empresarial, sobre o tema e ela citou algumas atitudes que fazem a diferença neste momento.

Confira a entrevista!

Para quem está fora do mercado, quais são as atitudes que ajudam no processo de procura por emprego?

Primeiramente ter uma atitude positiva em relação à possibilidade de retorno ao mercado. Não demorar em dar início as providências para se recolocar no mercado.

É fundamental permanecer ativo procurando atualização em relação a diversos assuntos, como: mercado de trabalho em geral, política, economia, negócios, empreendedorismo, inovação e principalmente sobre a área específica.

Manter uma boa rede de contatos e, também, manter aquecidas as várias relações com amigos e pessoas do meio profissional. É importante, também, ter o suporte de um bom profissional na área de coaching e fazer terapias para a transformação de possíveis conteúdos emocionais, que possam interferir negativamente no retorno ao mercado. Um bom relacionamento familiar faz a diferença e não esquecer da vida social também.

O que o profissional desempregado deve realizar durante o tempo parado?

Além do que já foi dito acima, é muito bom aprender sobre outras áreas profissionais (fazer cursos, assistir palestras, ler livros etc.) e se abrir para novas possibilidades. Cuidar da saúde e se exercitar fisicamente e mentalmente. Isto requer atenção especial.

É muito importante manter uma relação positiva e saudável com a família, esposa, filhos, aproveitando o tempo para realizar coisas em família que não se tem condições quando se está empregado.

É muito importante abrir o espaço interno para descobrir novas possibilidades de realização como profissional.

É bom buscar atualização neste período?

Sim. É fundamental, é bom, é importante e sem dúvida é necessário para quem quer acelerar o processo de recolocação. Estar desempregado não é sinônimo de incompetência e nem estar de férias, portanto é necessário incorporar a atitude positiva de estudar e trabalhar a favor da recolocação.

Cite quatro atitudes benéficas durante este período.

– Ter a mente aberta e atitudes positivas no todo da vida.
– Trabalhar continuamente a favor da recolocação.
– Se manter atualizado, estudando no dia a dia.
– Manter as relações já existentes e construir uma rede de contatos forte que favoreça a recolocação e o crescimento profissional.
– Estar aberto para aprender e/ou assumir novas áreas de trabalho.

 

Pratique a positividade para atrair boas energias neste ano

Quais profissões estarão em alta em 2018?

A Remuneração e a Comunicação