Frases para evitar usar no trabalho que podem ser comprometedoras

erros na entrevista de emprego

Já tem um ditado que alerta: “quem diz o que quer, ouve o que não quer”. E, às vezes, as respostas não vêm de imediato ou em palavras, mas em consequências que podem não ser tão boas assim.

Quando se está no ambiente profissional, dependendo da personalidade dos colegas e do chefe, tudo o que você fala pode estar sendo avaliado. Por isso, estar atento às respostas que dá é super importante para evitar julgamentos errados. Veja algumas frases que podem ser uma armadilha:

“Eu não sabia que tinha que ser dessa forma”

Normalmente dita quando seu chefe ou colega corrige alguma de suas entregas, ao dizer isso, você tenta minimizar sua culpa por falta de informações. Quando alguma tarefa lhe é designada, tirar todas as dúvidas sobre a atividade torna-se sua responsabilidade. Logo, se as informações eram insuficientes, você não as buscou devidamente.

“Isso não é da minha responsabilidade”

Um dos principais erros dos profissionais é mostrar-se inflexível. Seja na contratação ou no convívio, os recrutadores e chefes precisam saber que estão lidando com alguém que poderão contar independente da situação. Deixar de fazer ou não parecer tão disponível para tarefas que não são diretamente relacionadas ao seu cargo, revela que você não se importa em fazer além do que é esperado e que não veste a camisa da empresa.

“Você fica me devendo uma”

Se você mandou essa para qualquer pessoa que trabalhe na mesma empresa que você, essa pessoa não te deve nada! Ter atividades diferentes numa corporação não significa que vocês alcançam resultados diferentes. Vocês apenas exercem diferentes papéis para que um mesmo time atinja um único objetivo.

“Depois que terminar X, faço Y”

Você precisa deixar seu chefe ciente das demandas que estão tomando seu tempo, mas deixe que ele decida o que é prioridade. Assim, caso haja algum atraso nas entregas, não precisará justificar o motivo.

“Isso é realmente necessário?”

Não é que você precise concordar com todas as ideias ou decisões do seu chefe, mas existe um modo certo de questionar as sugestões e tarefas. Podar o que é dito pode aparentar preguiça na realização.

“Não acho que isso vai dar certo”

O “achismos” nunca é uma boa resposta. Se existem chances de algum projeto não dar certo, apresente os pontos de atenção com justificativas concretas e debata formas de solução. Refutar uma ideia sem antes tentar fazer dar certo expressa indisposição e pessimismo.

Que tal compartilhar o nosso conteúdo com seus amigos? Aproveite e deixe um comentário aqui em nosso post!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!