Você sabe como são os processos seletivos de estágio?

Começou o ano, você iniciou a faculdade, ou só um novo semestre, chegou a hora de buscar estágio e você não faz ideia de como funciona o processo seletivo para conseguir uma vaga. Acertei?

No geral, existem dois tipos de processos seletivos para estágio. Empresas de médio e grande porte costumam ter um programa de estágio mais estruturado, em que a contratação é feita em grande escala. Nestes processos, normalmente, acontecem várias etapas: recebimento de currículos, testes online, dinâmica em grupo e entrevista individual, que pode acontecer duas vezes, sendo uma com o RH e outra com o gestor. Em empresas menores, as contratações de estagiários são mais pontuais, por isso, as etapas são o recebimento de currículos e entrevista, que também podem ser duas, uma com RH e outra com o gestor.

Independente do porte da empresa e da complexidade do processo seletivo, o que a empresa busca é um candidato que atenda aos requisitos técnicos da vaga, ou seja, que tenha conhecimentos para exercer as atividades do estágio, e que tenha um perfil comportamental compatível com a empresa, a equipe e a função onde vai atuar.

Vale destacar que conhecimentos são aqueles adquiridos durante o curso, e não por meio de experiência profissional, visto que é proibido exigir experiência para vagas de estágio.

Mas vamos às etapas do processo seletivo:

Seleção de currículos

Pode até parecer estranho pensar em como é feita a seleção de currículos dos estudantes, já que não é permitido exigir experiência profissional nem filtrá-los pelas instituições que cursam. Além de analisar se o curso e o período que o estudante está é compatível com a vaga, existem pontos que enchem os olhos dos recrutadores e fazem com que um currículo, mesmo sem experiência profissional, se destaque: aulas extra-curriculares, trabalho voluntário, palestras, workshops e oficinas, cursos, intercâmbio e idiomas.

Testes online

Os testes online aplicados aos candidatos por algumas empresas têm como objetivo avaliar as competências técnica do estudante. As temáticas mais comuns nesses testes são lógica, língua portuguesa e inglês. Quando a atuação do estagiário for mais específica, o teste poderá seguir essa linha.

Dinâmica em grupo

As dinâmicas costumam abordar desafios e brincadeiras que fazemos candidatos trabalharem em equipe, pensarem rapidamente em soluções para situações colocadas e apresentarem seus resultados para todos. Essa etapa dos processos seletivos tem como intuito revelar se o estudante tem desenvoltura, dinamismo, capacidade de atenção e comunicação, além da capacidade para trabalhar em equipe.

Entrevista individual

Nessa etapa, acontece um contato mais olho no olho entreo recrutador e o candidato. Aqui, o recrutador tem a chance de conhecer o candidato, entender porque ele escolheu determinado curso, seja técnico ou graduação, o que ele quer estudar, no caso do estudante de ensino médio, porque ele está buscando estágio e outros pontos. Do outro lado, o candidato tem a chance de contar ao recrutador quais suas habilidades e suas pretensões. Algumas empresas optam por deixar que o gestor entreviste o candidato, quando isso acontece, o candidato consegue ter uma visão mais ampla das funções que irá exercer e da equipe com quem irá atuar; o contrário também ocorre, já que o gestor pode avaliar se o candidato realmente é aderente ao perfil da vaga.

Agora que você já sabe como acontece uma seleção para estágio, que tal começar a buscar vagas? Conte com a Catho para isso! 😉

5 comportamentos que podem te eliminar do processo seletivo mesmo…

Como fazer um currículo sem experiência e sem ensino superior

Use a tecnologia a seu favor no processo de recolocação…