3 comportamentos que você deve ter na primeira semana em seu novo emprego

A primeira semana de trabalho é um período muito importante porque, dependendo das suas atitudes, poderá facilitar ou dificultar o processo de adaptação e atuação profissional na empresa que acabou de te contratar. Com as ações adequadas, você pode fortalecer o seu networking, entender melhor o funcionamento do local de trabalho e evitar riscos que prejudiquem a sua imagem profissional.

Obviamente que a empresa tem um papel fundamental em te ajudar neste processo de adaptação. Muitas oferecem um programa de integração para que o profissional recém-contratado conheça melhor as características, políticas e expectativas que possui para todos os seus colaboradores. Ainda assim, às vezes, a integração demora a ser aplicada e outras empresas não possuem este programa. Por isso, você deve ser capaz de “entrar no jogo” por conta própria e rapidamente! Veja, então, algumas dicas de como agir na primeira semana no seu novo trabalho.

 

1- Abra a sua mente

Esteja aberto(a) a novas forma de pensar e agir na empresa. Você ainda não sabe claramente como esse local funciona e o que espera do seu trabalho. Assim, quanto mais flexível for, mais fácil será o seu processo de adaptação e maiores serão as chances de causar uma boa impressão de imediato com a sua liderança.

Desapegue da sua empresa anterior. Não seja um viúvo corporativo. Pensar coisas como “não era assim que eu fazia no meu emprego anterior”, “no meu emprego anterior as coisas funcionavam de forma diferente” ou “não acho importante fazer as atividades desta forma” pode te distanciar das expectativas da nova empresa e encurtar a sua contratação.

 

2- Fortaleça os seus relacionamentos

Talvez você seja apresentado rapidamente para as pessoas com que vai trabalhar. Porém, é importante que vá além. Busque interagir com os seus novos colegas de trabalho em quaisquer oportunidades, seja em um almoço, no café ou antes do início de uma reunião. Conheça as pessoas e os seus cargos. Inicie com as pessoas mais próximas e vá expandindo para outras áreas.

Mostre-se próximo e disponível. Assim, as pessoas poderão se sentir mais à vontade com você e, com certeza, te ajudarão neste processo de integração. Mantenha-se próximo, também, do RH, para que entenda claramente o que a empresa espera e possa ter o apoio necessário em qualquer dificuldade.

 

3- Demonstre curiosidade pelo funcionamento da empresa e pergunte

Fazer perguntas é a sua melhor arma para entender claramente o que as pessoas esperam e possa entregar um desempenho excepcional de imediato. Aproveite cada oportunidade com a sua liderança, seja em um treinamento ou durante a sua rotina profissional com equipe. Pergunte ao seu líder o que ele espera, como prefere que execute determinada tarefa ou como deve se portar em alguma situação.

Demonstre curiosidade pela empresa, mas tenha bom senso. Perguntar os motivos de determinado processo da empresa ser muito lento ou o porquê as pessoas não te ajudam como esperado pode ter o efeito contrário. Os outros colaboradores podem te perceber como uma pessoa reativa e isso só tende a te prejudicar

 

Atuar em um novo emprego é sempre desafiador, mas seguindo estas três dicas você tornará o seu processo de adaptação mais fácil. Assim, com certeza, será capaz de causar uma ótima impressão e ainda terá todas as informações que precisa para desempenhar um ótimo trabalho.

Esteja aberto(a) aos novos desafios. Lembre-se que você só conseguirá prosperar se tiver as atitudes certas, desde o primeiro momento. Deixe claro que está trabalhando para contribuir com os seus colegas e para que a empresa tenha melhores resultados a cada dia. Desta forma, o seu caminho será muito mais tranquilo.

 

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Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

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