5 razões pelas quais você precisa de um mentor

Por: Allan Lopes

Mentores são profissionais que possuem mais experiência do que você na sua especialidade profissional e que podem melhorar a sua visão e potencializar as suas chances de crescimento na carreira através dos conselhos certos para suas necessidades.

Pessoas de sucesso sempre tiveram mentores em suas vidas, pois sabem que o caminho do seu sucesso pode ser encurtado pegando os “atalhos” conhecidos por alguém mais experiente. Segundo Isaac Newton: “Se vi mais longe do que outros, é por estar sobre os ombros de gigantes“.

Algo que muitas pessoas não percebem é que um mentor não precisa ser apenas um profissional mais experiente que esteja na mesma empresa que você. Ele pode ser um profissional de outra empresa, um livro ou, até mesmo, um filme. Afinal, os mentores podem ser qualquer fonte de conhecimento especializado que te ofereça conselhos importantes para seu desenvolvimento.

Seguem abaixo as 5 razões pelas quais você precisa de um mentor para crescer e alavancar, definitivamente, a sua carreira:

1. Mentores te treinam e preparam para qualquer mudança

Você já deve ter percebido que, atualmente, não basta trabalhar duro, é preciso trabalhar de forma inteligente. Você precisa aprender mais sobre pessoas, relacionamentos, processos, oportunidades e estratégias. Grandes mentores oferecem estas informações através de seu sábios conselhos.

2. Mentores te motivam e transformam a sua visão

Nem sempre você conseguirá pensar “fora da caixa” e perceber oportunidades de crescimento. Devido a cada ser humano ter experiências completamente diferentes sobre a vida, um mentor pode te mostrar possibilidades para resolver um problema ou sugestões de melhoria que ele vivenciou, porém que você nunca pensou.

3. Mentores te empurram para ir mais longe

Um grande risco existente em sua jornada profissional é a possibilidade de estagnação ou acomodação. Sendo assim, um mentor pode te reconhecer pelos seus sucessos, ensinar a extrair aprendizados dos seus erros e te empurrar constantemente para fora de sua zona de conforto, te desafiando para que você viva um processo de melhoria contínua.

4. Mentores te protegem dos erros

Devido as suas experiências, os mentores podem te proteger de uma exposição prematura. Eles podem oferecer informações valiosas sobre as políticas da empresa ou como conduzir os seus clientes, evitando que você cometa erros que eles já experimentaram no passado.

5. Mentores compartilham lições de vida

Bons mentores são capazes de, através de sua história pessoal de sucessos e fracassos, gerar profundos aprendizados. Geralmente esses depoimentos nos ajudam a perceber que certas situações não são impossíveis e nos motivam a continuar.

_
Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

Saiba como evitar a sobrecarga de ambientes estressantes

Como é a técnica da constelação aplicada a você e…

Como ter uma recolocação profissional rápida e adequada