O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

17/01/2017 - Buscando emprego: mantenha a autoestima em alta

Autor: Sady Bordin

“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso.” Ralph Waldo Emerson (1803-82)

A autoestima é a primeira vítima de quem acabou de perder o emprego.  Mas não desanime! Até o criador do famoso e simpático Mickey Mouse – Walt Disney – já foi demitido. Sei que não é fácil perder um emprego. Já passei por isso quando a Transbrasil faliu. Lembre-se que você não está sozinho nesse momento: 12 milhões de brasileiros estão na mesma situação. Não é algo pessoal. Não tem nada a ver com você, mas com a situação econômica pela qual passa o país. Apesar disso, procure manter a autoestima em alta, pois você vai precisar dela para conseguir voltar ao mercado de trabalho. E vamos combinar uma coisa: a partir de agora, não fale que está desempregado. Esta palavra tem uma conotação negativa. A partir de agora fale que está sem emprego. Soa menos dolorido. Passa a ideia de que é algo passageiro, como alguém que está num período de férias.

Sady Bordin

E, se estiver se sentindo no fundo do poço, dê um jeito de assistir o filme À Procura da Felicidade (2006), com Will Smith no papel principal. O filme, baseado numa história real, é uma ótima fonte de inspiração e motivação para quem está sem emprego e também uma verdadeira aula de superação. Tenho certeza de que vai ajudá-lo a recuperar sua autoestima. Sucesso sempre e até a semana que vem!

Leia mais sobre:

  |    |