28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado

Por Rodolfo Nascimento*

Colunista Convidado: Rodolfo NascimentoO trabalho voluntário é cada vez mais uma via de mão dupla, não só de generosidade e doação, mas também de abertura a novas experiências. No Brasil o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985 para reconhecer e destacar as pessoas que dedicam seu tempo, seu talento e trabalho com causas de interesse social para o bem da comunidade.

Como transportar isso para dentro da sua empresa? Como transformar as relações profissionais, de forma efetiva, através do trabalho voluntario. É de fato um desafio que muitas empresas no Brasil e no mundo se colocam.

Precisamos mostrar para os nossos funcionários, colegas e colaboradores que o trabalho voluntario pode ser uma oportunidade de aprendizado incrível. Uma chance de criar novos vínculos de pertencimento e afirmação do sentido comunitário. Tudo isso faz dessa pratica uma ótima experiência, o prazer de se sentir útil contribuindo com a sua comunidade com certeza pode mudar o relacionamento dentro da empresa. As pessoas ficam mais próximas por uma causa na qual acreditam e pela qual estão dispostas a contribuir.

As empresas estão incentivando e acreditando na solidariedade como ferramenta de transformação. Incentivando valores como a união e integração. Imaginem o quanto isso não e importante para uma empresa poder colaborar com a sua comunidade. Investir em iniciativas relacionadas a trabalho voluntario ajuda a comunidade, forma novos profissionais e cria propósitos nobres.

O caso da Mega Sistemas Corporativos é um bom exemplo do crescente investimento nesse tipo de programas. A empresa investe tradicionalmente em ações sociais e projetos de desenvolvimento humano, mostrando grande preocupação com o crescimento da comunidade e criando ferramentas que contribuem com a integração da cidadania. Ela contribui com ações que visam à inserção social e a integração da comunidade local desde 2001 com a criação do Projeto Mega Cidadão.

O Projeto Mega Cidadão nasceu com o objetivo de promover ações de cidadania que pudessem ajudar a população de Itu e entorno. Com a mobilização cada vez maior da equipe Mega, o programa se consolidou por meio de campanhas solidárias, como Natal, Dia das Crianças e campanhas de doações de roupas e alimentos. Ao longo de sua trajetória, o projeto já atendeu mais de 80 entidades assistenciais da região.

E foi justamente vendo a proporção do programa que a Mega criou um portal no qual são reunidas todas as informações sobre o projeto, iniciativas realizadas, notícias, novidades e informações.

Esta é uma forma efetiva de incentivar ainda mais a prática do voluntariado entre os colaboradores de uma empresa. Um exemplo do que pode ser feito e que pode dar certo.

Parabéns a todos os voluntários!

*Rodolfo Nascimento é Gerente de Marketing e Planejamento da Mega Sistemas Corporativos, empresa que oferece soluções tecnológicas diferenciadas de gestão empresarial para companhias que atuam nos segmentos de Construção, Logística, Manufatura, Combustíveis, Agronegócios e Serviços. O executivo é formado em Comunicação Social e possui MBA em Marketing e Vendas.

Como montar um bom currículo?

Você está preparado para atuar no RH do futuro?

Como é a técnica da constelação aplicada a você e…