O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

07/08/2015 - A importância da língua inglesa no mercado de trabalho

Autor: Comunicação

Por Christiane Nociti

Acredito que não seja novidade para os profissionais a importância da fluência da língua inglesa no mercado de trabalho. A compreensão deste idioma é um fenômeno da globalização, da necessidade da comunicação efetiva entre as diferentes nacionalidades de nosso planeta.

O processo de aprendizagem do inglês é benéfico, inclusive, para o nosso crescimento pessoal. Ele colabora para o desenvolvimento da agilidade de raciocínio e desperta a curiosidade para o que está acontecendo com outras culturas. O mundo corporativo está em busca constante de profissionais fluentes neste idioma. Durante o processo seletivo de uma vaga, a fluência já é avaliada nas primeiras etapas do processo.

Segundo o IBGE, neste início de ano o número de pessoas desempregadas aumentou cerca de 30% em relação ao ano passado. O reflexo da crise econômica fez diminuir o consumo das classes C e D, principalmente depois do mês de março quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que o número de desempregados subiu em média 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso diversos setores estão sendo afetados, como é o caso do varejo em geral.

O ramo da educação também sofre durante uma recessão econômica, mas mantém-se como importante investimento, já que quanto maior for o conhecimento, maior as chances de manter-se no mercado de trabalho, sem dizer que hoje o inglês fluente é cada vez mais exigido pelas empresas.

Portanto, para os profissionais que almejam uma carreira promissora não basta apenas uma comunicação informal.  É necessário a contextualização da língua e para que o processo de aprendizagem se torne efetivo, a motivação pessoal é um dos fatores principais.

O aprendizado requer tempo e a iniciativa é do aluno. Segundo o coordenador do Centro Britânico da Vila Madalena, André Parlato“Além do tempo de estudo gasto em sala de aula, o aluno precisa buscar ferramentas extras para aprimorar as habilidades na leitura, fala, escrita e compreensão”.

Os exames da Universidade de Cambridge do Reino Unido avaliam o conhecimento na língua. Eles são aplicados em algumas escolas brasileiras de idiomas e variam de acordo com o nível, entre eles: FirstCertificateExamination (FCE), Certificate in AdvancedEnglish (CAE) e o CertificateofProficiency in English (CPE).

O idioma também traz vantagens financeiras, pesquisas recentes apontam que a diferença salarial pode chegar até a quase 64% para um cargo de supervisão. A diretora do Centro Britânico, Sonia Cury diz que um segundo idioma faz muita diferença para qualquer profissional. “Principalmente se for o inglês”, completa.

Você não precisa ir para fora do país para adquirir conhecimento, mas a vivência internacional também é um diferencial. Uma boa dica é que você planeje o seu tempo de estudo, invista em certificações do Cambridge e, quando já estiver se comunicando planeje uma viagem internacional.

Viajando para outro país, você terá a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu,conhecer outras culturas e ainda interagir com diferentes nacionalidades.Então, a ideia de se dedicar ao aprendizado da língua, ter novas oportunidades profissionais e ainda conhecer outro país não é sugestiva?

Cinco motivos para investir no aprendizado

1. Ter acesso às informações de todos os lugares do mundo
2. Conhecer pessoas e culturas diferentes
3. Ter maiores salários
4. Ter melhores empregos
5. Ter a possibilidade de trabalhar ou estudar em outros países

Cinco estratégias para não perder o foco e desistir do curso

1. Entender que não há formulas milagrosas para aprender um novo idioma
2. Não ter vergonha de praticar
3. Conversar com pessoas de outros países quando tiver a oportunidade
4. Se dedicar, estudando também em casa
5. Ver filmes e séries com legendas em inglês

Christiane Nociti é professora da escola de idiomas Centro Britânico.

Leia mais sobre: