Como desenvolver uma carreira de sucesso?

Colunista: Pedro RodriguesHá alguns dias, recebi a dúvida de um leitor que questionava a existência de um colega de trabalho que vivia lhe pegando no pé. O colega realizava críticas constantes e questionamentos impertinentes durante as reuniões.

Bom, no mundo corporativo, sempre encontraremos esse perfil profissional. Não acontece apenas com você! Um exemplo, sempre que você mudar de emprego encontrará esse tipo de personalidade. É tudo muito parecido.

O conselho que sempre dou a esses questionamentos é: “Faça o seu trabalho da melhor maneira possível e a sua postura profissional exibirá o seu verdadeiro perfil e comprometimento ”.

Além disso, há dois pontos essenciais para se obter destaque na carreira profissional, que são: a inteligência interpessoal e a competência para o negócio.

  • Inteligência interpessoal é a capacidade de compreender as emoções, as atitudes, os pensamentos e as ideias dos colegas e agir corretamente diante delas. Se você desenvolver essa competência, se tornará um colaborador positivo. Com isso, de fácil relacionamento com qualquer outro ser humano.


Quem nunca ouviu falar de um colega de trabalho que aparentava ser uma pessoa, pela sua postura, e era outra? Por exemplo, quando surgem aquelas frases: “Nossa! Eu achava você tão metido”. Quando, na verdade, a pessoa mostrava timidez em grupo e demorava alguns dias para se soltar e ser alguém mais agradável.

Mas, não fique pensando que a inteligência interpessoal consiste em ser político e fugir de conflitos. Pelo contrário, é essencial saber confrontar e expor pontos de vista, deixando as opiniões e os objetivos esclarecidos. Porém, cuidado em dizer aquilo que pensa. É bom mostrar disposição para ouvir opiniões dos colegas e, sobretudo, respeitá-las.

  • A competência para o negócio significa que você deve ter; além da competência de assumir o cargo que ocupa; saber desenvolver o trabalho de maneira eficaz.


Quando somos bons apenas para o cargo em que ocupamos, somos apenas mais um colaborador para a empresa. É necessário ter competência para o negócio como um todo. Como: saber qual é o foco de atuação, o atual cenário em que se está inserido, os seus valores, a sua missão e o perfil dos profissionais que atuam ao seu redor.

É importante adquirir uma visão sistêmica, enxergar a empresa como um todo. Não apenas a sua célula de trabalho, sendo ela os recursos humanos, o marketing, ou as finanças.

Lembre-se: encare desafios sem se intimidar, assuma erros com responsabilidade; quando ocorrerem, seja honesto e fiel aos seus valores e a sua equipe de trabalho, e complemente os pontos expostos acime. Com isso, você estará bem próximo de garantir uma Carreira de Sucesso.

Uma ótima semana!

Pedro Eduardo Rodrigues

Consultor de Imagem e Coach de Carreira

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