Entrevista competente

Colunista: Edson RufoLógico que todos sonhamos em responder da melhor maneira possível todas as perguntas feitas em uma entrevista.

Quero relatar a entrevista de uma cliente:

Um dia o telefone toca e, do outro lado da linha, uma moça me chama para uma entrevista em uma empresa muito conceituada.

Fui empolgada em fazer todo processo seletivo.

Respondi a tudo, e fiz todas as tarefas designadas para minha integração (imagine estar dentro de uma empresa em que você pode fazer a diferença?).

Sempre me lembro das dicas para uma boa entrevista, todas as maneiras que são relatadas pelo consultor. De certo que às vezes trememos, mas seguir em frente é o lema para o sucesso.

Assim foi todo o caminho por ela trilhado.

Mas faltava uma última etapa: ser entrevistada por uma profissional de alto escalão em RH.

A entrevista decorreu, e a entrevistadora reclamando do pouco tempo para a entrevista (lógico que isso não era problema da entrevistada e sim uma questão de adequar a agenda da própria profissional que  colocaria a minha cliente em um cargo de confiança). Mas como nem tudo é perfeito nessa vida…

Em um momento da entrevista a profissional de cargo de confiança e de alto escalão soltou uma pergunta do nada: “Você é bipolar?”.

Espera aí, o que  isso tinha em comum com a entrevista?

Ela era a psicóloga da empresa, mesmo porque eu já havia passado em entrevista com uma psicóloga.

Eu acreditava que aquilo era uma entrevista por competência.

E ela saiu frustrada da entrevista –  lógico que respondeu que não, mas, ao sair, ligou e cancelou seu processo de seleção.

Veja bem, quando se vai para entrevista de emprego entenda que você pode ser a pessoa mais preparada, mas não sabe se encontrará um profissional preparado para fazer a entrevista.

Cargo é só uma questão de competência e, às vezes, não existem pessoas competentes para dar este posto.

Confuso? Não, lógico que não.  O resumo é não colocar a pessoa num cargo e esquecê-la. Mas, sim, segui-la, sempre.

Abraços

Planeje-se (de verdade!) para alcançar o sucesso em 2020

4 dicas para se dar bem em processos seletivos em…

Como montar um bom currículo?