Dicas para melhorar o trabalho em equipe

trabalho em equipe

Muito fala-se da necessidade de desenvolver a capacidade de ter um bom trabalho em equipe, mas afinal, qual a importância dessa habilidade para um desenvolvimento profissional?

É o que você irá aprender neste texto! Além disso, conheça as nossas dicas de como liderar um time e também como trabalhar da melhor maneira com diferentes perfis profissionais.

Vamos conferir?!

O que é trabalho em equipe?

Conhecido também como trabalho de equipe ou trabalho em grupo, o trabalho em equipe acontece quando um número de pessoas ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema.

O termo também é bem usado nas empresas, quando refere-se a atividade de um grupo de colaboradores que dedicam-se a realizar uma tarefa, um determinado trabalho, a realização de um projeto ou meta.

A principal ideia de se criar trabalhos com diferente equipes ou com o um time já estabelecido e fixo, é que os participantes troquem seus conhecimentos e alcancem o objetivo de forma rápida e criativa.

Qual a importância de saber trabalhar em equipe?

Como já explicado, o trabalho em equipe visa a resolução de obstáculos, então, a maior importância dessa atividade é realizar essa ação em um menor tempo.

Quando o grupo está trabalhando em sincronia, resultados são alcançados mais rápido do que seria no trabalho individual. Fazendo com que permita a ampliação dos conhecimentos dos envolvidos, que acabam trocando figurinhas e aprendendo uns com os outros.

Vantagens de se trabalhar em equipe

Quando praticamos o trabalho em grupo, sendo ele com os nossos colegas ou com novas pessoas, podemos crescer profissionalmente. Isto é, conseguimos com isso melhores resultados do que ao trabalhar individualmente e também a aceleração da realização de objetivos comuns.

Além disso, realizar essas reuniões pode promover a integração das pessoas em uma equipe,  aperfeiçoando assim o desenvolvimento de habilidades sociais e ainda ter um aumento da motivação dos profissionais envolvidos, já que vão começar a estabelecer um sentimento de pertencimento e igualdade.

Veja outros ganhos ao tornar o trabalho em equipe algo rotineiro:

  • Aperfeiçoamento da comunicação assertiva;
  • Inovação no network;
  • Habilidade de liderança;
  • Novos conhecimentos;
  • Criação de laços profissionais;
  • Avanço na habilidade de observação;
  • Conhecimento de diferentes perfis profissionais;
  • Abertura para a diversidade e inclusão.

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Como liderar uma equipe?

Para ser um gestor de sucesso é preciso saber lidar com pessoas. No ambiente empresarial, além de impulsioná-las a terem um dia mais produtivo, é importantíssimo manter a equipe sempre unida no mesmo propósito para que todos trabalhem bem. Por isso, a gestão de equipes é tão importante.

Se você desempenha um papel de liderança em seu ambiente de trabalho, confira algumas dicas que podem potencializar a sua equipe a conseguir mais resultados positivos em qualquer atividade.

Saiba recrutar

O primeiro passo para conseguir gerir uma equipe de sucesso é ter cuidado na seleção dos integrantes. Tente criar um grupo dinamito, diverso e com diferentes perfis profissionais para alcançar o maior numero de novas opiniões e resultados possíveis.

Saiba recrutar os melhores profissionais de acordo com as atividades que precisarão ser feitas, tendo o cuidado de avaliar quais características serão necessárias para desenvolver o trabalho, entre outros aspectos que considerar importantes.

Deixe tudo definido em um planejamento

Sem planejamento, fica difícil conseguir concluir um objetivo de trabalho. Por isso, invista tempo na criação do projeto com sua equipe. Defina quais serão as metas e objetivos, os passos que precisam ser dados para alcançar determinado resultado e em que prazo todas as demandas vão ser sanadas.

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Delegue funções com sabedoria

Algo que faz parte da liderança de equipes é o ato de delegar tarefas. No entanto, como muitos podem pensar, isso não pode ser feito de qualquer jeito: para obter sucesso é necessário analisar o planejamento e pensar previamente em quais responsabilidades cada pessoa pode assumir.

Para isso, converse com cada integrante da sua equipe, se empenhe em conhecê-los profundamente e esteja atento às suas características de trabalho, pontos fortes e fracos. Assim, você poderá fazer uma análise mais completa e ideal para cumprir os objetivos da empresa da melhor forma.

Um outro ponto fundamental é fazer uma rotatividade de atividades para cada um, assim, todos terão a chance de desenvolver habilidades por igual e aprender novas funções.

Coloque a comunicação em primeiro lugar

Lembre-se sempre: no dia a dia de trabalho, se comunicar com a sua equipe de maneira eficiente será fundamental para manter todos mais produtivos. Para fazer isso com eficiência, seja bem claro em seu discurso e sempre se disponha para tirar dúvidas.

Através da poderosa ferramenta que é a comunicação, os trabalhos da sua equipe poderão ser concluídos de forma mais rápida e cada membro terá menos chances de criar dúvida ou precisar fazer refações.

Seja cordial e saiba ouvir

Além de saber se comunicar, outra dica fundamental na gestão de equipes é ter cordialidade. Trate cada um dos colaboradores com empatia: cumprimente, separe tempo para ouvi-los e demonstre genuinamente.

Com isso, você passará a impressão que se importa com todos os que fazem parte do seu time. Isso dará mais ânimo e satisfação prosseguirem trabalhando melhor.

Surgiu um problema? Coloque a criatividade em prática!

Caso surja algum problema, nada de pânico: estimule a criatividade da sua equipe. Por mais que seja tentador, evite trabalhar esse tipo de questão sozinho, pelo contrário, exponha a situação e impulsione seus colaboradores a trabalharem em conjunto, contribuindo com ideias e pensando de forma mais integrada.

Sempre dê feedback

Muitas vezes, a falta de incentivo faz com haja o sentimento de ser dispensável na equipe. Isso provoca desânimo e até mesmo queda de rendimento. Então, da próxima vez que um trabalho ficar bem feito, diga isso! E se os objetivos forem cumpridos antes do prazo estipulado, dê os parabéns ao seu grupo!

Você também pode realizar reuniões de feedbacks construtivos para cada membro individualmente, trazendo os melhores e os piores pontes que cada um tem. Deixe também as pessoas falarem o que estão achando dessa ação e anote aquilo que precisa ser melhorado.

Dicas para você se dar bem no trabalho em equipe

Agora que você já aprendeu o que é o trabalho em equipe, qual a sua importância e também como ser um bom líder nessa atividade, veja 5 dicas para manter um bom trabalho com seus colegas.

1. Tenha paciência

Nem sempre você vai estar no seu melhor dia, mas mantenha a tranquilidade e tente não acelerar seus colegas durante os trabalhos compartilhadas. Todos nós sabemos que pressa é inimiga da perfeição, além disso, nem todos temos o mesmo ritmo de trabalho.

2. Antes de falar, escute

As tuas ideias nem sempre serão escolhidas. O essencial é você saber ouvir a opinião do próximo, quem sabe as ideias dele não são melhores ou complementares às suas?

3. Tenha respeito

Nunca julgue seu companheiro de equipe por seu modo de falar, pela sua cor ou religião, isto fará com que sua imagem não seja bem vista. Quando pensar em falar algo sobre ele, pergunte-se se isso afeta, de alguma forma, o trabalho de vocês.

Descubra se em seu time há algum tipo de preconceito e melhore essa condição;

4. Seja comprometido com a empresa e com a equipe

Se suas atividades estão ligadas às de outra pessoa, respeite os prazos. Prometeu? Cumpra. Não deixe de última hora ou que o seu parceiro comece o trabalho primeiro para depois iniciar a sua parte.

Lembre-se que o trabalho em equipe e também as suas atitudes estão sendo observadas. Fazendo de má fé, você pode inibir as chances de uma promoção ou aumento de salário.

5. Seja companheiro

Lembre-se que, no trabalho, vocês são companheiros e devem estar juntos, por isso, ajude seus companheiros de equipe, pois da mesma forma que eles precisam de ajuda, um dia você irá precisar.

Lembre-se, sempre, que o trabalho em equipe é a chave que destranca o cadeado do sucesso. Deixe suas desavenças de lado e pense em cumprir os prazos de modo criativo e conquiste ótimos resultados em sua carreira.

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