O seu negócio vai acabar!

Colunista: Ricardo VenturaDesde os tempos imemoriáveis aptidões úteis acabam se tornando inúteis, antes o que parecia ser para sempre se torna obsoleto com o passar dos anos. O mais forte conseguia capturar o bisão mais carnudo!

Depois veio a lança e já não precisa ser tão forte e sim com uma pontaria mais certeira!
Arquitetos fundiam suas cabeças para construir as mais altas e opulentas pirâmides, até que um dia alguém percebe que se enterrar bem fundo os ladrões de tumba terão mais dificuldades para encontrar onde jaz o corpo do faraó! Fim dos arquitetos de pirâmides…

Habilidosos copistas eram disputados a tapa para copiar esta ou aquela obra literária…
Até vir o Gutemberg com sua prensa móvel e mandar todos pro olho da rua!

Até pouco tempo atrás, existiam lojas de Discos pelas ruas… Hoje o iTunes vende mais música online do que todos discos  vendidos em todos os tempos… Fim das lojas de discos… ( ainda existem uma poucas de CD/DVD vai acabar também).
Comprava-se enciclopédias de um homem que nos visitava de terno e gravata e parcelávamos em muitas vezes no carnê. Hoje tem o Google, de graça.

Hummm de graça, será?
Chris Anderson em seu livro “FREE” o futuro dos preços, diz que os maiores mercados estarão no mundo digital e qualquer coisa que se tornar digital, ou seja, qualquer coisa que era feita de átomos se transformará em bits e virará gratuito em um futuro próximo… Ixi!

Dizem que em breve faltará comida e água para a humanidade (na realidade já falta!) e isto poderá fazer com que os Pets ( bichinhos de estimação) tenham o seu fim, pois será muito caro manter um bichinho e alimentá-lo, dar banho e etc.
Bom, não quero ser apocalíptico… Mas as extinções sempre existiram só que agora as aptidões e negócios estão se extinguindo muito rapidamente!
Em menos de uma geração!

Para onde estão caminhando as tendências:
• Dos seus negócios?
• Da sua empresa?
• Das suas aptidões?

Perceba se seu negócio não está se tornando digital… Se a tendência for esta… humm o caldo ficará cada vez mais ralo. ( se não se tornar de graça, como sugere o Chris Anderson )
Hoje o moleque vai até a loja, escolhe o tênis, senta, usa seu ar condicionado, utiliza-se dos seus funcionários, estoque, ponto e etc.
Calça o tênis em questão, faz o teste drive, escolhe o número correto a sua joanete e volta para casa, e compra por um preço mais barato em 10x sem juros pela net.
Zilhões de coisas estão sendo negociadas assim!
Muitas lojas estão se tornado “showroom” de luxo!
Tenho minhas teorias sobre o que vai acontecer com vários ramos, mas não caberia neste artigo…

Portanto…

Abrolhos!

Como diziam os portugueses ao chegarem perto do litoral sul da Bahia. Lugar cheio de arrecifes…
Abra os olhos!
Perceba se é possível suas aptidões se tornarem sem sentido num futuro próximo!
É mais fácil corrigir um grau em sua rota do que querer mudar cento e oitenta no desespero!
O TITANIC era o navio mais moderno de todos os tempos, mas não conseguiu mudar sua trajetória em poucos graus.

Ricardo Ventura!
Comunicação Sempre!
Simplesmente Diferente!
www.RICARDOVENTURA.com.br

Planeje-se (de verdade!) para alcançar o sucesso em 2020

4 dicas para se dar bem em processos seletivos em…

Como montar um bom currículo?