O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

05/11/2012 - O poder do foco

Autor: Daniel Lascani

Colunista: Daniel LascaniFoco é uma palavra muita utilizada nos campos acadêmico, profissional, social e pessoal. Entretanto, seu significado, muitas vezes, é interpretado de variadas formas. Estudiosos no assunto afirmam que é preciso muitos anos para realmente entender-se o significado da palavra Foco. Somente após muitos erros e acertos, que conseguimos enxergar, ouvir e sentir o poder desta palavra.

Steve Jobs, no período em que adoeceu, antes de partir, escreveu muitos textos interessantes que foram divulgados na mídia, sobre suas reflexões de vida, e dentre suas citações houve uma que fez muita gente refletir. Disse Jobs:  - Foco é dizer não.

Esta foi uma brilhante definição sobre o conceito de foco, dentre muitas outras já vistas. Pois há realmente várias formas de definir tal palavra. É importante dizer não para muitas coisas, inclusive para amigos quando se é preciso estar alinhado e focado em suas estratégias, sejam estas pessoais ou profissionais.

Foco é, de fato, aquilo que precisamos ter quando se tem um objetivo a cumprir. E, para tanto, é preciso abnegar de muitas coisas; é preciso estratégia para avaliar, e também para não se desvirtuar de seu objetivo com facilidade, ou melhor não perder o foco!

Um ponto importante a ser analisado, dentre as variadas interpretações sobre o assunto, é que muitas vezes, por exemplo, vemos uma pessoa concentrada em uma atividade, e quando você tenta comunicar-se, ela lhe responde: – me dê cinco minutos, por favor, porque estou muito focado(a) agora.

Sobre este exemplo visto acima é importante ressaltar que o conceito de foco não pode se definido em estar concentrado apenas por um momento, mas sim, o tempo todo. Estar focado por um momento não é estar focado, mas sim, concentrado. Foco é continuidade!

O foco consiste em se ter um objetivo e trabalhar com disciplina e continuidade para conquistar o que se planejou.

Planejamento + disciplina + continuidade = FOCO

Portanto, tenhamos bastante foco em nossos planos, pessoais e profissionais, sabendo dizer não de forma estratégica, e sabendo dar continuidade, para atingirmos nossos objetivos, e, sobretudo sabendo diferenciar o estar concentrado de estar focado!

Leia mais sobre: