Entenda a importância de saber dizer não no trabalho

dizer não

Você acha difícil dizer não no ambiente corporativo? Normalmente, achamos que é preciso dizer sim o tempo todo para sermos reconhecidos como profissionais de alto rendimento, especialmente quando a demanda vem de alguém da liderança.

No entanto, aceitar tudo que se pede não é sinal que vamos deslanchar na carreira mais rapidamente e isso até pode desencadear alguns problemas emocionais, que podem trazer o oposto disso.

Bem, se você está passando por uma carga pesada em seu trabalho, onde tem medo de negar algumas demandas, venha descobrir o melhor jeito para ter essa reação e sem queimar o seu filme na empresa. Vamos conferir?

Você pode dizer não

Muitas vezes ouvimos que para ser reconhecido no mercado de trabalho o funcionário deve demonstrar proatividade, estar sempre pronto para novos desafios e aceitar tudo que pedem. Mas nem sempre isso é verdade absoluta.

É algo natural querer evitar contrariar pessoas com cargos superiores, isso porque naturalmente estamos condicionados a sobrevivência nos ambientes que estamos localizados, sendo assim, evitamos ao máximo situações que possam nos prejudicar ou expor ao “perigo”.

No cenário corporativo, dizer não ainda traz um sentimento de medo e arrependimento, já que o medo do desemprego é iminente. Mas relaxa, você pode dizer não, e inclusive deve! 

A palavra não em uma conversa com o chefe pode ter o significado de discordar, mas também de trazer outras soluções. Recusar algo por não ter tempo, experiência ou nem saber como fazer mostra a sua gerência que você tem maturidade para reconhecer seus limites, inclusive os de tempo.

Talvez mostrar que seu foco está nas tarefas mais urgentes e que seus objetivos  concentram-se no que importa agora para a companhia pode ser uma chave para ter um volume de trabalho mais coeso e, por fim, um resultado final melhor.

Além disso, você precisa estar consciente do seu próprio gerenciamento de tempo, pois se toda vez dizer sim a um projeto novo, pode criar uma bola de neve. Ou seja, você pode deixar seus afazeres para dar conta de entregar no prazo tudo aquilo que pediram.

Acredito que não é isso que você sonha, não é? Deixar esse medo de pronunciar a negação sempre que receber um pedido novo te dominar e esquecer sua vida pessoal por conta do trabalho não é saudável para ninguém.

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Então, como dizer não da melhor maneira?

Sabemos que o receio de dizer não vem do fato de soar grosso, rude ou esnobe para quem recebe essa negação. Mas sabia que você pode fazer isso de um jeito melhor e sem te causar algum tipo de pânico? Descubra agora com as nossas dicas:

1. Primeiro, diga não somente quando necessário

O intuito de aprender dizer não pode ser viciante, avisamos! Mas assim como toda ação dentro de uma empresa, seus passos devem ser controlados. Isso é, o bacana é criar um fluxo de demanda em sua agenda e estudar o que se pode negar e o que se deve aceitar.

Caso você comece a negar demais, tome cuidado, pois ao contrário do amadurecimento, essa atitude estará provendo outras opiniões para cima de você, tipo: ele é preguiçoso, só faz o que quer. E se almeja um crescimento profissional com isso, não terá.

2. Adiar o pedido ou a entrega dele

Uma maneira interessante de dizer não, é substituir a palavra por uma pergunta. Se você perceber que o prazo para a entrega não condiz com o tempo de suas atividades na empresa, negocie a data de entrega. Assim, terá tempo para dar o seu melhor nesse projeto.

“Ah! Mas minha empresa é exigente com isso, diz que tinha que ser para ontem”. Aí, o ideal é avisar aos envolvidos que uma tarefa pedida antes terá que ser adiada, pois um novo projeto urgente apareceu de última hora. Para deixar registrado oficialmente as ordens e não geral falha na comunicação, mantenha toda conversa via e-mail.

 3. Propor uma alternativa ou sugerir para outra pessoa

Assim como perguntar se o prazo poderia ser maior, trazer mais opções para quem te solicita também é uma forma de negar algumas tarefas.

Além disso, propor novas alternativas, otimizando a demanda, sempre vai despertar um olhar benéfico ao seu trabalho. Atualmente, ser criativo e ter visões inovadoras é o que faz um recrutador se apaixonar pelo candidato e indica lo a vaga,

E se na conversa você lembrar de um colega que poderia ajudar nesse projeto,não fique com vergonha e diga aos envolvidos. Essa atitude vai mostrar que você está atento ao time, ao desenvolvimento de cada um e que sabe trabalhar bem em equipe.

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Se você conhece um colega que sempre tem dificuldades de dizer não quando é inserido em um projeto novo, aproveite esse texto e compartilhe com ele lá nas redes sociais.

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Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

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