Saiba quais são os tipos de graduação que existem no Brasil

Escolher um curso de ensino superior pode não ser tão simples quanto parece.

Quando vamos prestar vestibular, além de escolher a carreira que quemos seguir, precisamos ficar atentos ao tipo de curso que queremos fazer. Atualmente, o Brasil possui quatro tipos de cursos de ensino superior e cada um deles tem um atributo diferente. Abaixo, confira as características de cada um deles e veja qual graduação mais se adequa ao seu perfil.

Bacharelado

Os cursos de bacharelado são os mais tradicionais e abrangentes das modalidades de graduação e prepara o aluno para atura em diversas área da profissão. Bacharelado é o título que o aluno adquire ao terminar o curso e permite que ele exerça a profissão escolhida. Para se formar bacharel, como são conhecidos, é preciso dedicar de 4 ou 5 anos aos estudos.

Licenciatura

Este tipo de curso é voltado para a formação de professores, ou seja, todo profissional licenciado pode exercer o cargo de professor, desde que seja ligado à sua área específica. Os profissionais podem atuar a partir do sexto ano do ensino fundamental, e dependendo das especializações, podem ministrar aulas em mestrados e doutorados. A formação se dá em 3 anos.

Tecnólogos

Os curso tecnólogos visam mais a experiência concreta do aluno, por meio de muita aula prática – ênfase nos aspectos técnicos e administrativos da carreira. Esse tipo de curso possui uma carga horária inferior aos outros, ou seja, os profissionais se formam em 2 ou 3 anos.

Sequenciais

São os mais práticos na formação do aluno, e visa formar profissionais para os setores do mercado de trabalho que estão em ascensão. O período dessa formação é de 2 anos.

Quanto tempo dura uma faculdade de Direito?

Como ter foco em um curso EAD

Qual a diferença entre TCC e monografia