Dicas para quem quer abrir um negócio

Muitos brasileiros esperam ansiosos pelo dia em que poderão investir tempo e dinheiro no tão sonhado negócio próprio. Mas só ter vontade não basta. Para fazer acontecer é preciso adotar uma postura empreendedora e desenvolver algumas qualidades, como coragem e persistência.
Recentemente, o Brasil chegou à marca de cinco milhões de microempreendedores individuais. Em dez anos, a taxa total de empreendedorismo no país aumentou de 23% em 2004, para 34,5% em 2014. Segundo uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), 30% dos brasileiros entre 18 e 64 anos lideram uma empresa ou estão envolvidos na criação de um negócio.
“Empreender é materializar uma ideia, apostar num negócio, realizar sonhos. Aliás, abrir o próprio negócio está em terceiro lugar na lista dos grandes desejos dos brasileiros, perdendo apenas para quem quer comprar a casa própria e viajar pelo país”, afirma Erik Penna, especialista em vendas, consultor e palestrante.
Todos podem empreender, mas alguns requisitos são fundamentais para que as chances de sucesso sejam maiores que as de fracasso. “Para iniciar uma carreira como empreendedor é preciso coragem, disciplina e resiliência. Os caminhos do empreendedorismo são tortuosos e muito diferentes das capas de revista, que mostram o sucesso em tempo recorde. Leva muito tempo entre a idealização de um sonho e a concepção de um negócio globalizado. Neste percurso haverá muitas frustrações, então é necessária muita força de vontade e não apenas o desejo de não possuir um chefe ou uma rotina de trabalho”, explica Vinck de Bragança, gerente de marketing da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), organização sem fins lucrativos de representação de startups brasileiras.
Para ser um empreendedor é preciso ter algumas características fundamentais, porém, como lembra Vinck, “a graça da vida é que tudo é possível, então, quem não possui um perfil empreendedor, vai precisar apenas se esforçar um pouco mais para não desistir perante os obstáculos”.
Quer saber mais? Assista ao vídeo da série Empreender é um talento, conheça a história do Sampa Hostel (SP) e veja todas as dicas de como empreender dadas pela empresária Deborah Cavalieri.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=J6aqHyDD2ZQ&list=PLU8DVrY3dVMgiMdwDFLWoGnfCXLUfn_zY[/youtube]

Estamos preparados para a batalha da concorrência?

Para o jogo que virá

Emprego novo no final de ano? É possível!