O papel de um gestor diante de fofocas e exageros de exposição

Conversas de corredor, desabafos no almoço, mensagens secretas, quem nunca viu isso acontecer no ambiente de trabalho? As “panelinhas” e as fofocas são corriqueiras e, dependendo da intensidade, podem ser prejudiciais, pois acabam afetando o desempenho e a produtividade de muita gente. E nessas ocasiões a atuação de um bom gestor é indispensável.
As fofocas existem normalmente em dois tipos: as “recreativas”, que servem como passatempo e normalmente não trazem problemas, e as fofocas maldosas, que atingem injustamente a imagem de quem não faz parte dos “grupinhos” ou pensa diferente. Profissionais que se expõem demais e acabam se tornando assunto de corredores também é um dos problemas que devem ser tratados pelos gestores.
Como foi dito, dependendo da intensidade, a fofoca pode ser muito prejudicial para a produtividade da equipe, pois afeta o desempenho de equipes ou grupos inteiros. As pessoas gastam mais tempo criando estratégias para se precaver ou se defender de boatos do que trabalhando e produzindo resultados. Essa prática também afeta negativamente o clima organizacional e diminui a autoridade dos gestores que se omitem.

Postura do Gestor

Executive e Master Coach, Bibianna Teodori, comenta sobre a postura ideal de gestores mediante essas situações: “o papel do líder é fundamental para administrar as fofocas e os conflitos que elas (sic) geram no trabalho.  Sendo assim, o gestor precisa mostrar autoridade ao não tolerar boatos maldosos, identificando a origem, o autor da fofoca e punindo com chamadas, advertências e em último caso até mesmo, uma demissão”.

Emprego novo no final de ano? É possível!

O que a neurociência tem a ver com a sua…

Evento gratuito sobre a importância da formalização de PMEs