O que é Empowerment | #PorDentroDoRH

Por: Roni Silva

Amplamente utilizado no setor administrativo e em recursos humanos, o termo empowerment denomina a forma de administração estratégica em que o capital humano de uma organização é utilizado de melhor maneira, pois o poder é descentralizado e os colaboradores ganham maior participação nas atividades.
Uma organização que possui diretrizes voltadas ao empowerment, ganha agilidade na tomada de decisões, e consegue ser menos burocrática e mais eficaz. Este tipo de gestão é compartilhada e, por isso, acredita na força de equipes multidisciplinares.
Além disso, uma das principais características do empowerment, é que neste modelo o poder gera responsabilidades, uma vez que os resultados só serão alcançados se todas as partes envolvidas cumprirem os seus objetivos.
Para o autor de livros de administração e recursos humanos, Chiavenato, o empowerment ou empoderamento, permite melhora na qualidade e produtividade dos colaboradores, fazendo com que o resultado do serviço prestado seja satisfatoriamente melhor. Estas melhorias acontecem através de delegação de autoridade e de responsabilidade, fomentando a colaboração sistêmica entre diferentes níveis hierárquicos e a propagação de confiança entre os liderados e os líderes.
 

Estamos preparados para a batalha da concorrência?

Para o jogo que virá

Emprego novo no final de ano? É possível!