O que é Job Rotation | #PorDentroDoRH


Método introduzido no Brasil pelas multinacionais e utilizado principalmente nos cargos de estagiário e trainee, o job rotation (ou rotação de emprego, do inglês) é uma prática de rodízio de trabalho em que o funcionário atua em diferentes funções por um período determinado. Ele tem por objetivo permitir maior aprendizado e preparar os profissionais para desafios futuros.
Ou seja, é uma técnica de treinamento em que o empregado alterna as atividades de seu dia a dia com outras de outros setores ou cargos. Como vantagem, ele aprende na prática como funcionam todos os setores da empresa e estará mais bem preparado caso venha se tornar um gestor no futuro, pois terá passado por diversas áreas e terá um conhecimento estratégico da organização.
Esse aprendizado pode acontecer em um período do dia ou em um processo semanal, mensal ou semestral, dependendo da estrutura e da realidade da empresa. Mas é importante saber que os programas de job rotation devem ser adotados somente para fins de aprendizado – oferecendo ao profissional a oportunidade de desenvolver novas competências – e não como estratégia para camuflar acúmulo ou desvio de função.

Estamos preparados para a batalha da concorrência?

Para o jogo que virá

Emprego novo no final de ano? É possível!