Conheça as soft skills e saiba como desenvolvê-las

soft skills

A constante mudança e transformação do mercado de trabalho faz com que as expectativas por diferentes perfis profissionais estejam sempre em transformação, atendendo demandas e necessidades de novos modelos de gestão, liderança e colaboração entre funcionários.

É nesse cenário que surgem as soft skills, como uma série de habilidades comportamentais que demonstram as tendências e inclinações ao lidar com questões diárias, limitações e desafios apresentados na carreira.

E se você deseja conhecer a fundo sobre esse conceito, quais os principais exemplos, benefícios e como desenvolvê-las, continue a leitura e descubra com o blog Carreira & Sucesso!

Vamos conferir a leitura?!

O que são soft skills?

As soft skills, também denominadas como aptidões não técnicas, são competências pessoais e comportamentais demonstradas por um profissional. Elas direcionam e definem como ele lida com possíveis desafios, interage com seus colegas e lida com o dia a dia e demandas do trabalho.

Isso fez com que passassem a ser cada vez mais desejadas pelo próprio mercado, já que apontam para um perfil em constante autodesenvolvimento, resultando em ações positivas e saudáveis dentro do ambiente organizacional.

Mas, diferente do que ocorre com outros tipos de habilidades, as soft skills não podem ser mensuradas de uma maneira objetiva, por se trataram de traços subjetivos, qualitativos e atrelados a padrões emocionais de comportamento.

O que diferencia as soft skills das hard skills?

O surgimento da definição das habilidades comportamentais costuma estar ligado com a identificação dos requisitos técnicos também desejados por recrutadores e contratantes.

Por isso, é comum encontrarmos sua citação ao lado do termo hard skills. Estas, conhecidas como aptidões técnicas, estão relacionadas a competências passíveis de uma avaliação mais objetiva, por serem o resultado do nível de educação, cursos, aperfeiçoamentos, proficiência e demais formações obtidas.

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Quais os exemplos de soft skills?

Essa compreensão pode ficar palpável para você ao conhecer alguns exemplos de habilidades comportamentais, então, confira a seguir:

Empatia

Ao demonstrar um perfil empático, você expressa ao empregador a sua capacidade de entendimento, compreensão e respeito às limitações de cada pessoa.

Na prática, a instituição pode vê-lo enquanto um tipo de colaborador parceiro, que entende as necessidades, carências e competências da organização.

Colaboração

soft skill de colaboração é uma das que mais atendem ao que lideranças de diferentes negócios precisam: de profissionais parceiros e dispostos a construir e, mais significativamente, compartilhar conhecimento.

Levando, dessa forma, a um verdadeiro encontro e desenvolvimento de importantes metas e exercitando, acima de tudo, o espírito de equipe.

Inteligência emocional

Conseguir externalizar a sua inteligência emocional leva você a compreender o quanto maduro é e o quão consciente dos seus próprios sentimentos e emoções está, apresentando condutas coerentes, assertivas e verdadeiras.

Essa é também uma inclinação de um tipo de colaborador qualificado capaz de demonstrar as suas vulnerabilidades e capacidades de maneira inteligente e profissional.

Impactando não somente o seu desempenho, mas também agindo de maneira positiva nas suas relações e dinâmicas de trabalho.

Quais as principais habilidades não técnicas desejadas pelo mercado de trabalho?

Da mesma maneira que entrevistadores buscam analisar de maneira objetiva as suas competências e capacidades formais e técnicas, também procuram compreender que tipo de profissional você será ao seu integrado na organização.

Ou seja, quais soft skills são expressas ao precisar lidar com os desafios, estímulos e dificuldades presentes no contexto e cultura do trabalho.

Isso porque, no final das contas, não adianta apresentar um currículo tecnicamente brilhante se não tiver um repertório comportamental positivo e maduro. Caso isso aconteça, as chances de você cair no banco de talentos é grande.

E se você está em busca do alcance de destaque diante dos seus concorrentes e deseja construir uma carreira ainda mais sólida, conheça algumas das principais soft skills desejadas pelo mercado:

  • Ética: a ética é fundamentada por uma série de valores morais que apontam para uma atuação focada na manutenção e zelo do respeito, comprometimento e profissionalismo em sua conduta;
  • Comunicação: conseguir comunicar-se é um entendimento que vai para além verbalizar ideias. Saber estabelecer uma comunicação direta, clara e objetiva é o que também assegura a sua capacidade em ouvir e saber dimensionar aquilo que está sendo dito e compartilhado;
  • Criatividade: a criatividade no ambiente organizacional é um dos principais fatores que possibilitam o desenvolvimento constante de ideias e soluções capazes de elevar o nível de competitividade de um negócio. Permitindo, portanto, que se destaque e seja um ambiente propício até mesmo para aumento da produtividade;
  • Gerenciamento assertivo de tempo e organização: com rotinas cada vez mais ágeis e pouco definidas, é fundamental que você possa demonstrar eficiência diante da gestão de tempo e capacidade de planejamento e organização.Essa é uma soft skill que o direciona para uma diminuição de erros e falhas ligados a uma desorganização ou desatenção.
Aproveite a oportunidade e confira mais sobre o que é a ética profissional e quais os seus benefícios.

Quais os benefícios das soft skills?

Para além do ganho pessoal que você possa obter por demonstrar um bom desenvolvimento de soft skills, existem diversos benefícios estratégicos e ganhos que a organização adquire ao integrar esse perfil de profissionais ao seu quadro de colaboradores. Confira:

Consolidação de uma equipe mais fortalecida

A composição de equipes, setores e departamentos que possam contar com colaboradores que estabelecem diálogos objetivos e assertivos tende a construir um ambiente positivo.

Resultando, portanto, em times colaborativos, bem direcionados e motivados, capazes de conseguir manejar desafios e fortalecer uma cultura organizacional.

Redução de falhas e erros

A presença de um repertório comportamental empobrecido faz com que erros, desafios e falhas sejam superadas com mais dificuldade.

Imagine, por exemplo, que um colaborador não tenha conseguido estabelecer uma comunicação com seus superiores, ou que não tenha compreendido e se adaptado aos protocolos e políticas da organização.

Essa falta de conhecimento e destreza pode levá-lo a cometer uma série de erros, que poderiam ser amenizados caso ele apresentasse algumas competências interpessoais.

Aumento do índice de produtividade

Se você consegue fazer uma gestão precisa dos seus projetos, tarefas e tempo, consegue apresentar um desempenho significativo e eficiente. Tornado-se alguém mais produtivo e ativo no trabalho.

Isso faz com que possa respeitar o tempo estipulado expressando suas colocações, desenvolvendo soluções criativas e ampliando o espírito de empatia e colaboração. Viabilizando, na prática, que alcancem juntas as metas e objetivos traçados.

Como desenvolver suas soft skills?

Se conseguimos compreender e desenvolver determinado tipo de padrão de comportamento, também somos capazes de desaprendê-lo e de conceber outras formas de agir e se comportar diante das situações e pessoas.

Além disso, o treinamento das habilidades emocionais e comportamentais precisa despertar interesse e estar a par de seus objetivos profissionais, partindo do interesse pelo autoconhecimento. Entenda:

1. Autoconhecimento

O que te motiva, engaja e coloca em maior sintonia com o trabalho, cargo ou função que tem desempenhado? Esses questionamentos iniciais de autoconhecimento vão te fornecer o conhecimento sobre as aptidões que já apresenta e sobre aquelas que precisa investir.

Cada área e aspiração profissionais demandam perfis específicos dessa habilidade, portanto, serão um importante guia para essa condição.

2. Aperfeiçoamento constante

Mesmo se tratando de questões subjetivas, abrir-se para a possibilidade de aprimoramento contínuo e do conhecimento de novas situações, dúvidas e temas também é um fator que impulsiona o seu desenvolvimento.

Portanto, assuma sempre uma postura aberta para o saber e demonstre uma mentalidade proativa e engajada.

3. Solicitação de feedbacks

Ter um retorno frequente com relação ao que está desempenhando possibilita que você ajuste as suas expectativas e pratique cada vez mais as chances de uma comunicação objetiva.

Esse momento do feedback proporciona ainda o apontamento de habilidades que podem ser melhor elaboradas e também no fortalecimento da confiança e trocas entre colaboradores.

4. Escuta constante

Parte dessa metodologia de crescimento está intimamente conectada ao quanto você consegue estar atento a ouvir parceiros, colegas e líderes, conseguindo demonstrar interesse com o que é compartilhado. Assim, a escuta o direciona para um lugar empático, colaborativo e de confiança.

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Viu só o quanto as soft skills se apresentam como reflexo e resultado de um aperfeiçoamento permanente?

Por isso, é necessário que você busque consolidar e identificar suas capacidades, experienciando todas as oportunidades como uma forma de aprendizado pessoal e profissional e conseguindo se lapidar enquanto um colaborador de valor para a organização.

Confira ainda sobre como ser uma profissional atualizado e não perca a oportunidade de assinar a nossa newslettter e ficar por dentro das principais discussões e informações do mercado de trabalho.

Então, o que achou de conhecer mais a fundo sobre as soft skills? Pronto para iniciar o próximo passo em sua jornada de desenvolvimento? Aproveite para compartilhar o link desse texto em sua rede social favorita para que seus amigos também possa ler!

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Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

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