Qual o verdadeiro significado do sucesso?

É preciso autoconhecimento para descobrir o que realmente se espera da vida pessoal e profissional – e, essencialmente, para encontrar os mecanismos necessários à união desses anseios

Colunista: Heloísa CapelasHouve um tempo em que formar uma família numerosa e mantê-la bem estruturada, mesmo com poucos recursos financeiros, era sinônimo de ser bem-sucedido. Depois, trilhar uma trajetória profissional sempre ascendente e elevar os padrões de vida passaram a contar tanto ou mais que a família. Em meio a isso, os desejos materiais – a casa própria, o carro dos sonhos, a viagem para o exterior – invariavelmente apareceram como fatores associados ao sucesso em um ou outro tempo.

Hoje vivemos o momento da mudança constante. O termo “bem-sucedido” é uma variável temporal que precisa ser constantemente questionada para que seja atualizada conforme nossos momentos de vida. Somente assim é possível conciliar as realizações pessoais e profissionais acumuladas ao longo dos anos à ininterrupta construção de novas necessidades. Galgar a escada do sucesso significa, portanto, unir estes anseios.

Se você deseja percorrer esse caminho, é fundamental observar-se de forma transparente para compreender, antes, como chegou até aqui. Caso contrário, estará fazendo projeções a partir de padrões comportamentais antigos e tão arraigados que nem mesmo perceberá que estão aí, fazendo parte de você.

Em outras palavras, refletir sobre o que ficou para trás, muitas vezes, é um passo essencial para que se possa chegar a lugares aparentemente inimagináveis. Sua História é disciplina obrigatória na grade curricular da sua vida e sua graduação é a liberdade de escolha e o poder de decisão sobre seus caminhos. Os diplomas que você conquista nesse trajeto são o autoconhecimento e a autoliderança.

Liderança interna

Para projetar seu futuro e desfrutar do presente tomando, de fato, as rédeas das situações, sejam elas quais forem, é preciso, antes, assumir a liderança sobre si mesmo. Se você sabe onde quer chegar, como e por que deseja chegar lá, e quais ferramentas são necessárias para atingir sua meta, terá a inteligência de que precisa para ingressar nessa missão. Da mesma forma, se você reconhece seus pontos fortes e fracos, saberá avaliar quais comportamentos e reações serão mais apropriados e benéficos em cada momento da vida.

Isso também quer dizer que só você mesmo pode definir qual o sentido e a direção do sucesso em sua vida. Ainda que as suas vontades e sonhos sejam opostos, idênticos ou simplesmente diferentes em comparação aos de seus familiares ou ao que foi estabelecido como senso comum no meio em que vive, só quem pode identificar e lutar por tais objetivos é você.

E mais: uma vez identificados os valores, as ferramentas, o talento e atitudes que serão utilizados para trilhar o caminho do sucesso, você terá ao seu alcance o conhecimento e consciência para identificar as oportunidades e os riscos, trazendo para si o poder de decisão e equilíbrio para liderar-se, responsabilizar-se e tomar posse do seu espaço e da abundância que o sucesso lhe entregará.

Portanto, perguntar-se equivale a buscar o caminho e encontrar o significado do sucesso para você. Quais foram e quais são seus sonhos e realizações? Qual seu propósito? Quem são as pessoas importantes em sua vida? Aonde, realmente, quer chegar? E com quem você quer estar quando chegar lá?

Esse processo interno depende, ou seja, começa e continua de acordo com os anseios e escolhas individuais. Os grandes beneficiados pelas mudanças que decorrem dele são as pessoas mais próximas, familiares, amigos e colegas de trabalho. No entanto, quem realmente ganha ao mergulhar nessa viagem rumo ao autoconhecimento é você, um ser raro e único que, então, saberá como tirar sempre o melhor proveito do passado, do presente e do futuro.

Heloísa Capelas é diretora do Centro Hoffman no Brasil. Especializada há mais de 20 anos no desenvolvimento do potencial humano por meio do Autoconhecimento e do aumento da Competência Emocional. Conferencista nacional e internacional, aplica cursos com a metodologia Hoffman, considerada por Harvard um dos trabalhos mais eficazes de mudança de paradigmas para líderes. Autora do eBook “7 Passos Para o Autoconhecimento – Informação, Consciência e Transformação” e coautora dos livros “Ser + Inovador em RH”, “Ser + em Gestão de Pessoas” e “Master Coaches – Técnicas e relatos de mestres do coaching”. Para falar com a especialista, escreva para heloisa@centrohoffman.com.br. Visite também: www.centrohoffman.com.br e www.heloisacapelas.com.br.

Eu lancei um curso sobre felicidade mesmo em meio à…

Aqui estão quatro aspectos inovadores sobre… Inovação!

Planejar seu tempo aumenta a produtividade