Benefícios ao se investir em Treinamento e Desenvolvimento

O mercado de trabalho vive em um constante processo de mudança, e isso é cada vez mais competitivo e desafiador para as organizações. O que vem exigindo das mesmas profissionais com habilidades e capacidades, para enfrentar os desafios que o mercando vem impondo. É nessa hora que entra o Treinamento e Desenvolvimento. Mas, afinal, do que se trata?

Empresas que não investem em seus colaboradores, podem acabar enfrentando dificuldades competitivas, pela falta de gente preparada para exercer determinados cargos.

Nesse sentido, é primordial que as organizações tenham verba destinada ao investimento de programas de Treinamento & Desenvolvimento, a fim de que preparar e desenvolver seus profissionais.

Esse processo é uma junção de duas importantes formas de aprimorar as capacidades de um profissional. Segundo Milkovich e Boudreu (2010), o treinamento trata-se de um processo que promove a aquisição de habilidades conceitos ou atitudes, que vão melhorar a adequação das características do funcionário de acordo com as exigências do seu cargo. Um treinamento é mais pontual, focado no presente e em situações que necessitem de um aprimoramento mais técnico.
Ainda de acordo com os mesmos autores, desenvolvimento é um processo a longo prazo, onde as capacidades dos funcionários serão aperfeiçoadas, tornando-os membros valiosos para a organização, ou seja, um processo de evolução.  O objetivo do desenvolvimento está no desempenho futuro de pessoas dentro das organizações, onde para isso as empresas fazem uso de alguns métodos que auxiliam nesse processo com participações em cursos, seminários, palestras, entre outros.

Um programa de Treinamento e Desenvolvimento pautado na filosofia do Coaching, estará focado em mudanças do presente e futuro, pois é o método de desenvolvimento humano, mais completo de alcance de objetivos e aceleração de resultados.

Quanto ao treinamento munirá os profissionais de conhecimentos, técnicas e ferramentas, de permitirão que eles as apliquem no dia a dia, quanto ao desenvolvimento, como o processo será realizado no próprio profissional ele terá suas competências e habilidades desenvolvidas. Além disso, suas expectativas profissionais e pessoais estarão alinhadas com as da organização, trazendo resultados em um curto espaço de tempo.

As empresas mais bem sucedidas investem em treinamentos e desenvolvimento com o objetivo de garantir bons retornos e aperfeiçoamento de capacidades e motivações de seus colaboradores, para torná-los membros cada vez mais valiosos da organização.

Gerir pessoas: a alma do negócio