O que fazer quando o cliente diz: "Estou só olhando, vou dar uma pesquisada e volto depois"

A maioria dos vendedores teme essa frase como resposta.  No entanto, o vendedor é quase sempre o grande responsável por ter esse posicionamento de seus clientes, entenda por que:

1º. Clientes detestam  ser pressionados  e nem sempre tem uma visão formada do que comprar.

2º. Vendedores afoitos pela venda  demonstram ansiedade e transparecem ao cliente que tanto faz se ele vai sair com o produto desejado ou não

3º. A venda não é um processo unilateral, ou seja, o vendedor não é o personagem definitivo para que tudo aconteça.

4º. Clientes não gostam que vendam para eles, mas eles adoram comprar- frase de Jeffrey Gitomer (autor do Best Seller – A bíblia das Vendas).

5º. O melhor comportamento para obter respostas e definições mais efetivas de que o cliente está no caminho da compra é essencialmente, saber fazer perguntas certas, agir consultivamente, com envolvimento, com verdadeiro interesse no cliente, portanto, é preciso entender antes de atender.

Clientes gostam de ouvir novidades, receber perguntas que o ajudem a definir sua necessidade, saber que terá ganhos quando comprar algo com você, e neste sentido, um vendedor de sucesso sempre deixa  o cliente com uma mensagem final memorável. Se sua apresentação for apenas uma cotação de preços  e um monte de vantagens do produto, não passa de uma proposta comum, acredite. Mas se você acrescentou ao cliente uma mensagem personalizada que enfocou benefícios específicos para ele procura, inclusive, fez um brilhante atendimento, com sintonia, foco, atenção e muito entusiasmo, seu produto deixou de ser apenas mais um, é aquele que ele lembrará, irá considerar como opção de compra e normalmente tende a comprar.

Pense nisso e muito sucesso, com inteligência em vendas.

Comunicar-se bem é fundamental!

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