4º Curso Exame PME dialoga com empreendedores

Exame PMECom intuito de incentivar o empreendedorismo o 4º Curso Exame PME, realizado nos dias 2 e 3 abril, contou com palestras e workshops com foco em estruturação de negócios e expansão das pequenas empresas.

O evento transformou o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, em um ponto de encontro para pequenos e médios empresários de todo o país.
Além de estruturação de negócios os participantes contaram com painéis sobre marketing, gestão de pessoas, finanças e tributação e jurídico, tudo de forma atrativa e dinâmica. E ainda, com consultorias gratuitas para sanar dúvidas sobre modelos de negócios.
De acordo com pesquisa da Endeavor, 76% da população brasileira pretende ter seu próprio negócio. O palestrante Sérgio Almeida, da Heartman-House, explicou para os participantes do evento como administrar corretamente a expansão dos negócios para evitar erros e prejuízos nocivos para a empresa. Segundo Almeida, é necessário observar o negócio como um todo e identificar suas particularidades, construindo, assim, um plano efetivo de rentabilidade, ou seja, identificar de onde vem o lucro e, quando for o caso, de onde vem o prejuízo.
Neste raciocínio Abílio Diniz e Paulo Bellini, presidentes do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar e da Marcopolo, respectivamente, contaram aos participantes sobre os desafios e conquistas acumuladas durante as longas trajetórias como empreendedores.
Outro fator importante transmitido no Curso foi a questão de administração financeira, a pauta foi sobre quando cortar gastos é inteligente. Um dos grandes desafios de muitos empreendedores é reduzir aumentos desnecessários nos custos.
Para Álvaro Freitas, consultor da Falconi, uma ótima solução é agrupar despesas em grupos, como materiais, serviços e pessoal. “Não adianta ter uma meta, se não tiver uma clara definição e um planejamento para tal. O que, quem e quando será feita a ação são perguntas imprescindíveis”, comentou Freitas no Curso Exame PME.
Em um dos momentos inspiracionais do evento o fundador da Microlins, José Carlos Semenzato, contou sobre os momentos difíceis até tornar-se o presidente da SMZTO Participações, uma holding com 12 marcas, sendo uma delas o Instituto Embeleze.
A construção da Microlins ocorreu no período de 20 anos e contou com dificuldades financeiras no começo, no entanto, a força de vontade do empresário foi determinante para a mudança do negócio.  “Sem dúvida alguma, o sucesso é composto de muito trabalho e, principalmente, de apoio familiar”, enfatizou Semenzato.
O último painel do Curso Exame PME falou sobre gestão estratégica, ferramenta mais importante para quem quer empreender no Brasil. Carlos Guerra e Cláudio Miccieli, fundadores do Giraffas, contaram a história de sucesso da empresa, que hoje investe em um plano de expansão que busca expandir a rede para todo o mundo até 2025.

Catho no 4º Curso Exame PME

A Catho esteve presente no evento durante os dois dias, para apresentar os serviços para as empresas e alicerçar os empreendedores em seus processos de recrutamento. Cerca de 1,2 mil pessoas passaram pelo estande.

#MáscaraSalva | Máscara Inclusiva para deficientes auditivos

Impactos da pandemia na geração de empregos

5 áreas em alta que estão contratando mesmo na crise