A importância do planejamento para o jovem trabalhador

Comemorado em 23 de abril, o Dia Internacional do Jovem Trabalhador é uma data que serve para valorizar a importância dos jovens no mercado de trabalho, motivando-os a buscar sempre mais e a crescer profissionalmente.

O início da carreira é um momento decisivo na vida profissional. É quando o jovem precisa se destacar para mostrar todo o seu potencial. Em outras palavras, é quando ele deve “demonstrar suas qualidades, virtudes e profissionalismo dentro da organização, deixando uma marca positiva por onde passar”, destaca Adriano Vianini, gerente de Marketing e Relacionamento do Espro – Ensino Social Profissionalizante.

Ser simpático, cordial, educado e ter iniciativa também ajuda a construir uma boa imagem e a transmitir confiança no primeiro emprego. Além disso, é essencial ter um plano de carreira logo no início da vida profissional. Só assim o jovem irá fazer valer todo o investimento feito na busca do desenvolvimento profissional.

“Todas as pessoas que pensam em planejamento de carreira, não podem deixar de lado os investimentos que fazem parte disso, entre eles cursos dos mais diversos moldes, palestras, leituras e conhecimento”, afirma Jorge Matos, Presidente da ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão do comportamento.

Para uma carreira bem-sucedida

Uma pesquisa recente, realizada pela ETALENT com o apoio da Catho, apontou que 73% dos entrevistados entre 18 e 25 anos consideram planejamento de carreira algo importante. Mas o processo entre o planejamento e a execução pode levar muito tempo, ou até mesmo nunca se realizar.

É o que acontece com 26% dos jovens pesquisados que reconhecem a importância de se ter um plano de carreira, mas ainda não tem um. Para Luis Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho, “é importante que se estabeleça aonde se quer chegar com metas e, principalmente, um objetivo a ser alcançado. A falta desse norte faz com que os profissionais e, principalmente os jovens, se percam no meio do caminho”.

Postura do chefe: favoritismo e indecisão são maiores insatisfações, diz…

Obstáculos da inclusão: PcD no mercado de trabalho

Imposto sobre 13º, férias e horas extras entra em vigor