Feedback: aprenda o que é e como administrar

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O feedback faz parte do mundo corporativo e saber como enviar e como receber pode fazer muita diferença em sua carreira profissional. Por isso, você irá aprender neste texto mais sobre esse tipo de avaliação.

Além disso, conheça aqui como dar um feedback negativo, como receber da melhor maneira a opnião sobre o seu desempenho e muito mais. Vamos conferir?!

O que é um feedback

O feedback de desempenho nada mais é do que uma espécie de avaliação que um profissional recebe sobre o seu desenvolvimento e/ou sobre um processo, projeto no qual está envolvido.

O objetivo desse alinhamento é sempre trazer pontos positivos e negativos das ações em julgamento. O ideal é que quem está recebendo ouça tanto quando que está dando a devolutiva, afinal, ambos os lados devem crescer e aprender com os resultados.

Alinhada com a gestão de pessoas, a avaliação de desempenho pode ser pontual ou periódica, em grupo ou individual e deve ser vista de forma construtiva. Assuntos pessoais não devem interferir nessas reuniões e o foco maior deve ser a construção de expectativas. 

A importância do feedback

Assim como para gestores e para a equipe como um todo, o feedback traz a oportunidade de novos aprendizados e também auxilia no autoconhecimento, uma habilidade fundamental e bem buscada no mercado de trabalho.

Uma pesquisa da Pulses mostrou que reconhecer a qualidade do trabalho de um profissional faz as equipes estarem entre 2 a 4 vezes mais engajadas. Isso é, elas trazem novos projetos e buscam resultados mais rapidamente. 

Além disso, ainda de acordo com esse estudo, o feedback é o mais significativo sob o ponto de vista da neurociência e da satisfação humana. Isso porque ele revela, na prática, o que é esperado do funcionário dentro de seu ofício e esclarece o contexto do ambiente de trabalho para o colaborador. O levantamento foi feito entre 2020 e 2021 e contou com a participação de 120 mil pessoas.

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A participação do feedback para saber liderar

Se você está querendo ser promovido para um cargo de liderança ou de gestão, saiba que o feedback será um grande aliado em todos os momentos. Além disso, essa habilidade de saber conversas e avaliar o desempenho de alguém, é bem vista nos processos de promoção. 

O ideal é que você receba todos os feedbacks de “peito aberto”, pois eles vão indicar o caminho para alcançar a promoção. Enxergue os pontos negativos como oportunidades de corrigir falhas e reprogramar um comportamento que está te impedindo de chegar ao cargo desejado.

Toda e qualquer opinião sobre suas entregas profissionais deve ser bem recebida. Essa é uma característica humilde e necessária para liderar bem.

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Passo a passo para fornecer um bom feedback

Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento contínuo, o feedback pode ser uma prática importante para o crescimento de toda empresa.

No geral, a hora do feedback é um daqueles momentos dramáticos na relação entre o gestor e os integrantes da equipe. Veja então algumas dicas de como fornecer um bom feedback e não ter uma comunicação mais assertiva

1. Escreva um roteiro

É isso mesmo, escreva um mini roteiro do que será conversado nessa reunião de feednack. Não tem como fazer uma avaliação no improviso, então, faça uma planilha com uma lista dos tópicos que vai tratar e, inclusive, como contraditar eventuais objeções.

2. Quebre o gelo

Não vá de cara falando sobre as questões profissionais, resultados de avaliações e planos. Pergunte sobre a família ou um curso que as pessoas que estão participando está fazendo. Tente criar um clima inicial favorável.

Lembre-se que você está lidando com todos tipos de perfil profissionais e também com pessoas que possuem diferentes experiências. Muitas vezes, nessa roda de conversa, pode ser o primeiro feedback de alguém.

3. Seja Sincero e leal

Por mais que seja doloroso para alguns apontar as falhas de pessoas, isso deve ser feito. Mas é claro que de uma forma sutil e que não deixe seu ninguém constrangido. 

De referencia, faça essa avaliação de modo privado e com cara a cara. Nada de reuniões rápidas e/ou por mensagem, pois aprender a ouvir também é uma das habilidades mais requisitadas no mercado.

4. Comece pelos pontos fortes

Se algo está caminhando positivamente, traga esses resultados e ações que comprove isso. Diga o que achou de bom no desempenho dos participantes e tente relacionar com as habilidades que eles estão aprimorando.

Não se esqueça também de dizer sobre as competências, as atitudes e como tudo isso pode ajudar a empresa a crescer. O sentimento de pertencimento é muito bom para a saúde mental de todos!  

5. Termine trazendo os pontos fracos e de melhoria

Após trazer os reconhecimentos e agradecimentos, você pode trazer aqueles que a equipe ou a pessoa não está acertando tanto. São aqueles ajustes possíveis de serem feitos.

O segredo é tratar essas eventuais falhas como pontos a melhorar e sinalizar que você está disposto a ajudá-los e a desenvolver essas mudanças com conselhos e outras indicações.

Conheça os passos para você se tornar um bom gestor e aprimorar a sua equipe.

E como fazer um feedback individual?

Agora que você já aprendeu mais como fornecer um feedback geral, é hora de se empenhar para aprender a criar uma boa conversa sobre a avaliação de desempenho de alguém.

O primeiro passo é ficar atento ao que esse profissional vem entregando. Você pode novamente recorrer a anotações para exemplificar isso a ele. Veja outros pontos:

  • Quando o colaborador tiver uma boa ação, seja no seu comportamento ou no seu desempenho, elogie-o imediatamente, pois isso fica gravado na memória junto com o ato produzido.
  • Seja claro e objetivo ao fazer uma observação positiva sobre os esforços.
  • Elogie o profissional na frente dos outros membros da equipe, pois isso faz com que ele se sinta prestigiado e ainda estimula o trabalho dos colegas, que percebem que também serão recompensados.
  • Mas jamais dê feedback negativo em público. Qualquer ponto de atenção ou crítica precisa ser discutido de forma privada, isso porque, a pessoa pode se sentir constrangida e desmotivada.
  • Além do elogio, mostre ao profissional o quanto a sua ação positiva impacta na empresa de uma forma geral. Ele se sentirá importante e com vontade de crescer ali dentro.

Lembre-se que muitas das vezes você é o profissional exemplo que ele segue, por isso, não o decepcione e abra espaço para que a pessoa também fale. Muitas das ações podem ser justificadas.

Como iniciar adequadamente um feedback difícil

Como mencionado ao longo do texto, as equipes de trabalho possuem diferentes tipos de profissionais e isso envolve aqueles perfis que são ditos com mais resistente ao feedbacks e mais difíceis de se lidar.

Apresentar um avaliação sobre o trabalho que o outro está exercendo pode ser simples, mas gerar o aprendizado e a reflexão em quem está ouvindo, dependendo da situação e pode ser sim um desafio.

Geralmente, a falta de confiança que existente entre você e a outra pessoa será o maior problema a ser enfrentado. Esses conflitos podem surgir de todas as formas, como pela diferença de idade, pelo desconhecimento de seu trabalho e experiência, pela posição que ocupa, pelo tempo que atua, pela roupa que veste, pela forma como se comunica, etc.

Para que possa ter melhores respostas em seus feedbacks futuros, vamos apresentar 3 formas para que prenda a atenção da outra pessoa e a engaje no processo de aprendizagem que esta comunicação pode gerar.

Essas dicas são especialmente eficientes quando uma conversa difícil é esperada por ambas as partes, veja:

1. Explique os motivos do feedback

As pessoas tendem a ser mais receptivas a informações que tenham o intuito de ajudá-las. Deixe-as saber disso. Alguns profissionais podem até aceitar serem desafiadas, desde que você mostre que se preocupa pessoalmente com elas.

Então, se possível, faça a comunicação sobre a conversa dias antes e antecipe alguns pontos que serão abordados na reunião. Assim, aquilo não será mais “surpresa” para aquele colega difícil de se lidar.

2. Iguale sua posição a da outra pessoa

Não gostamos de feedback difíceis, pois nos fazem sentir inferiores. Portanto, mostrar para a outra pessoa que você vive (ou já viveu) os mesmos problemas, que também comete (ou cometeu) erros e que está em um processo de melhoria contínua, fará com que a pessoa se sinta mais confortável.

Ah! E note, se alguém da reunião “não gostar de uma outra pessoa”, tente realizar diferentes papo com elas separadamente. As vezes, por mais difícil que seja, isso pode não gerar uma briga.

3. Faça o outro solicitar o seu feedback

Todo ser humano é curioso e tende a prestar muito mais atenção quando está “matando essa curiosidade”, mesmo que para isso tenha que receber um feedback duro.

Se você disser que sabe como ajudar alguém a resolver um problema e perguntar se ela tem interesse em ouvir, garanto que a resposta será positiva.  Além disso, quando as pessoas tomam a decisão de ouvir o que você tem a dizer, elas se tornam muito mais receptivas, independente da temperatura da conversa.

Descubra o que é a ética profissional e quais são os seus pilares.

Pontos de atenção em um feedback

independente se você já está acostumado em criar reuniões de feedbacks ou está iniciando agora, ter uma conduta madura e de liderança é importante para que tudo ocorra bem.

Há também outros pontos de atenção que se pode levantar a iniciar uma avaliação com os profissionais. Conheça alguns:

  • Não misture os assuntos pessoais com os profissionais;
  • Não leve as discussões muito a sério e não faça elas virarem brigas;
  • Saiba ouvir e falar na hora certa;
  • Saiba dar a sua opinião de forma correta, sempre levando em consideração a fala dos outros;
  • Não vá despreparado para a reunião de feedback, se possível, saiba de todas as pautas com antecedência;
  • Respeite o horário limite das reuniões;
  • Siga o combinado e não desvie os assuntos;
  • Se precisar remarcar, avise com antecedência e pergunte se todos concordam;
  • Seja imparcial e respeite todos os participantes;
  • Não pratique o favoretismo;
  • Não faça piadas constrangedoras e não traga fofocas.

Se preocupar em fornecer a todos um ambiente seguro psicologicamente dentro do âmbito profissional, faz com que o trabalho seja algo prazeroso e focado no desenvolvimento de todos por igual. Pratique a boa comunicação e convívio.

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