Confira 10 dicas para conseguir um estágio

o que é estágio

É comum que as buscas por estágios seja o primeiro passo da carreira profissional. Afinal, esse é o momento para que os estudantes possam finalmente colocar os aprendizados em prática e pegar experiência na área de formação.

Em contrapartida, o começo da carreira pode ser um dos momentos mais difíceis quando o assunto é ser contratado. Isso porque a falta de familiaridade com o novo universo prejudica quem está neste desafio.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para você ir com tudo na busca pelo seu estágio. Se você ainda precisa criar o seu currículo para vagas de estágio, acesse aqui um modelo pronto para baixar e personalizar com seus dados.

Conheça suas habilidades

Faça uma lista com seus pontos fortes e habilidades. Isso lhe ajuda a procurar empresas que tenham objetivos parecidos com o seu e você terá um ambiente agradável, além de ser útil para questionamentos sobre esses pontos.

Saiba onde quer trabalhar

Ter conhecimento sobre as empresas na sua área de interesse pode ser muito bom! Busque conhecer a história da companhia, negócio, segmento, cultura organizacional, plano de carreira, dentre outros. É importante para identificar qual ambiente será agradável e estará ligado aos seus valores, reduzindo as chances de insatisfação após a contratação. O Por Dentro das Empresas, por exemplo, é uma ótima referência para checar este tipo de informação.

Esteja conectado

Há grandes chances de que seu futuro empregador acesse a internet para ter uma ideia melhor de quem você é. Para estar no controle sobre as informações que ele irá encontrar, certifique-se que você possui um perfil em redes sociais, como o Linkedin. Não se esqueça que os conteúdos da internet podem ser públicos, por isso é bom ter cuidado com o que você compartilha.

Encontre vagas de emprego para estágio em todo Brasil.

Seja antenado

Um dos diferenciais mais importantes que as organizações buscam em estagiários é a ânsia por novos conhecimentos e a facilidade que profissionais mais jovens possuem para buscar informações em multimeios de comunicação. Por isso, além dos conhecimentos de sua área de atuação, o ideal é ser um profissional curioso, que saiba, pelo menos, onde encontrar informações cotidianas. Leia, se informe, procure, seja antenado!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Prepare seu currículo

Comece pelo currículo bem feito, geralmente, essa é a porta de entrada para aquela seleção tão esperada de vagas de estágio. Na internet, há muitos sites especializados, que podem oferecer dicas valiosas de como valorizar o currículo e destacar aquilo de melhor que você tem. Veja aqui como deve ser um currículo de estagiários e recém-formados. 

Amplie sua rede de contatos

Uma das mais conhecidas maneiras de conseguir o emprego tão sonhado é conhecer pessoas da sua área de atuação, o que significa que você deve investir bastante em aumentar a sua rede de contatos. Socializar e se misturar com pessoas de todas as áreas e, fazer amizades, poderá levar você a conhecer seu mais novo colega de trabalho. Aproveite os contatos das situações sociais, faculdade e cursos para eles te conhecerem profissionalmente.

Saia da caixa: seja criativo

O forte do brasileiro, sem dúvida, é a criatividade. E por que não usá-la a seu favor? Existem diversas formas, como criação de GIFs mostrando habilidades, fazendo um currículo diferenciado, criação de vídeos ou imagens que contem mais sobre você. Seja diferente! Atitudes assim podem colocar o profissional em evidência no mercado de trabalho, mas aí vai um alerta: tome cuidado, criatividade e bom senso devem andar sempre juntos.

Olhe a sua volta

Muitas empresas buscam estagiários que estejam ligados diretamente com uma instituição que eles confiem. Ter um bom desempenho e uma postura proativa nas aulas passam uma boa imagem. Afinal, quem não quer um profissional que sabe se comunicar, que seja aplicado e busque aprimorar seu conhecimento?

Faça trabalho voluntário

Atividades voluntárias deixam seu currículo mais interessante, e acima de tudo, farão você se sentir útil e valorizado, mostrando que você teve experiência e conseguiu administrar a convivência com pessoas diferentes. O voluntariado melhora a comunicação – te tornando mais desenvolto – ajuda a desenvolver um espírito de trabalho em equipe e a pensar no outro.

Encontre vagas de emprego para estágio em todo Brasil.

Cadastre-se em sites de empregos

Ao se cadastrar em um site para encontrar emprego, você poderá conhecer as oportunidades de vagas nas empresas que deseja fazer estágio e até mesmo trabalhar após sua formação. Ao pesquisar as vagas, você poderá identificar se a empresa oferece vagas alinhada com as suas capacidades e conhecimentos.

Nos sites de vagas emprego, você terá acesso a muitas vagas, aumentando as chances de encontrar uma oportunidade de estágio interessante para iniciar sua carreira profissional.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!