Primeiro emprego: saiba como iniciar a carreira no mercado de trabalho

guia primeiro emprego

Uma exigência muito comum entre as vagas de trabalho disponíveis no mercado é ter experiência. Mas como atender a esse requisito se você nunca trabalhou antes e deseja ter o primeiro emprego?

Apesar de esse ser um dos desafios para conseguir o primeiro emprego, há formas de destacar outras qualidades no currículo para se tornar um forte candidato para a vaga.

Além disso, existem oportunidades para quem está no ensino médio, como o Jovem Aprendiz e para quem acabou de se formar na faculdade, como os programas de trainee.

Se você faz parte do público que está buscando o primeiro emprego, confira este post para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e descubra o que é necessário para conquistar uma vaga!

Vamos conferir?!

O que é o primeiro emprego?

É considerado primeiro emprego aquele trabalho que iniciou sua jornada no mercado. Quando foi você contratado pela primeira vez por uma empresa. Ele pode ser remunerado ou não, voluntário e vigente com a CLT.

Como escolher o primeiro emprego?

Muitas vezes, iniciamos em um emprego por indicação de alguém, não é mesmo?! Alguém conhece um dono de padaria que está buscando por um ajudante e indica você para o cargo.

Quando isso ocorre, em maioria, não conhecemos nada da área e nem iniciamos nela porque pretendíamos. Então, se você está com dúvidas de como escolher o seu primeiro emprego, veja as nossas dicas:

  • Pesquise sobre a área que você mais se interessa;
  • Descubra o que é necessário ter de qualificação para conquistar a vaga desejada;
  • Se possível, crie um currículo voltado para o cargo;
  • Busque por cursos voltados para a área e veja a materias;
  • Faça um autoconhecimento e descubra suas habilidade.

E se você ainda não souber por onde quer começar, tudo bem! O mercado de trabalho é vasto e pode te surpreender com os ensinamentos. O importante é dar o match certo com a vaga e ter sucesso!

O que fazer para conseguir o primeiro emprego?

Se você decidiu que é hora de trabalhar e está em busca da primeira oportunidade, precisa fazer um planejamento. Ele deve conter alguns tópicos básicos que vão te ajudar a direcionar a sua procura, veja um passo-a-passo para iniciar essa organização:

  1. Liste suas competências e habilidades;
  2. Entenda quais são seus pontos fortes e como usá-los profissionalmente;
  3. Busque aperfeiçoar conhecimentos;
  4. Faça trabalhos como freelancer ou voluntário;
  5. Converse com colegas que já estão no mercado de trabalho.

Existem diversas áreas para trabalhar e é muito comum ficar em dúvida na hora de escolher. A teoria ou a visão que você tem de determinada função pode ser bem diferente na prática.

O trabalho voluntário ou freelancer é uma forma de testar sem necessariamente escolher a profissão, ou se comprometer com uma empresa.

Ter um planejamento não quer dizer que você não poderá mudar de opinião, é só um guia para não se perder e ser mais assertivo em sua procura.

Com qual idade posso ter o primeiro emprego?

Essa é uma dúvida muito comum entre os adolescentes que querem se inserir no mercado de trabalho.

Segundo a Constituição Federal do Brasil, menores de idade só podem trabalhar no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) a partir dos 16 anos. Porém, na condição de aprendiz, a idade mínima é de 14 anos.

Para esse público, existem regras específicas como comprovar frequência na escola, não trabalhar no período noturno, o contrato não durar mais que dois anos e ocupar funções perigosas ou prejudiciais para sua saúde ou desenvolvimento.

Currículo para o primeiro emprego

O currículo é o seu cartão de visita e é o primeiro contato que o RH tem com um candidato. Os recrutadores recebem uma grande quantidade de currículos por dia e para se destacar, ele deve ser bem elaborado, objetivo e claro ao transmitir o que você deseja.

Mas então, o que colocar no currículo para primeiro emprego? Comece a preencher com seus dados pessoais como nome, data de nascimento, estado civil, endereço e contato. Não coloque dados de documentos, como RG e CPF, e evite informações excessivas nesse campo.

Adicione seu nível de formação e os cursos extras que já cursou ou está cursando. É importante deixar claro que você está em busca do primeiro emprego.

Um erro muito comum é o candidato ao primeiro emprego deixar em branco o campo “experiência profissional“. Essa experiência não precisa necessariamente ser algo formal, tente preenchê-la com algo que tenha agregado valor ao seu perfil profissional como trabalho voluntário, estágio ou algum projeto pessoal.

Organize esses dados com a função que ocupou, tempo de experiência e local. Mas, caso não tenha nada mesmo para adicionar, liste suas competências e habilidades.

Encontre vagas para freela e conquiste o seu primeiro emprego.

Competências e habilidades necessárias

O fato de não ter experiência profissional, não significa que você não tenha competências e habilidades. Liste as suas principais e reflita como elas podem te ajudar na vaga que está concorrendo.

A competência está relacionada à capacidade que um indivíduo tem de adquirir conhecimento por treinamentos ou estudo. Algumas competências importantes para o currículo é flexibilidade e capacidade de inovação

Já a habilidade está ligada à capacidade natural de um indivíduo para fazer algo. A autonomia, criatividade e organização são exemplos de habilidades.

Lembre-se de destacá-las, mas sem exageros no seu currículo de primeiro emprego! E, claro, preze pela veracidade das informações.

Tudo o que você inclui no seu currículo será checado durante a entrevista de emprego e inventar informações só para ser selecionado ou para deixar “bonito” o seu currículo não é um bom caminho para conquistar uma vaga.

Descubra as habilidades e capacitações valorizadas no mercado e aumente suas chances.

Entrevista do primeiro emprego: o que fazer? Como se preparar?

Seu currículo chamou a atenção do recrutador e você foi selecionado para sua primeira entrevista de emprego, e agora a sua dúvida é: como se preparar?

Primeiro você terá que provar ao recrutador que você tem o que é necessário para ocupar a vaga. É importante pesquisar sobre a empresa, sua história, como ela funciona e o porquê você quer fazer parte do quadro de funcionários.

Reveja todas as informações que você colocou no currículo e alinhe suas experiências e expectativas que tem com a vaga. Lembre-se de ressaltar fatos e desafios que foram relevantes para você chegar até ali.

Escolha com cuidado o que vestir e aqui, novamente, entra a pesquisa. Se os colaboradores se vestem informalmente, talvez não seja necessário ir de salto ou terno e gravata para a entrevista. Mas considere a discrição, evite roupas curtas, decotadas ou transparentes.

Tenha confiança na fala, aja sempre com humildade e foque em se aprofundar nos assuntos que vão agregar valor profissional.

Onde encontrar o primeiro emprego?

Com o avanço da tecnologia, está cada vez mais fácil encontrar uma vaga para o primeiro emprego. A Catho é uma plataforma muito utilizada por recrutadores que buscam esses profissionais.

Para buscar uma vaga na Catho é simples! Você pode acessar o site ou pesquisar pelo aplicativo (IOS ou Android). É só fazer um cadastro e preencher seu currículo de forma online.

Na plataforma, você pode procurar vagas de primeiro emprego, inserindo o cargo ou uma palavra-chave, selecionar a região de interesse e ainda adicionar outros filtros de interesse como salário e tipo de contrato.

Ao se candidatar para uma vaga, seu currículo é enviado para a empresa recrutadora, que entra em contato com você caso tenha interesse. Aproveite então a plataforma sem pagar nada preenchendo o formulário a seguir:

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Melhores empregos para quem está começando no mercado de trabalho

Nem sempre a falta de experiência é considerada uma barreira para ocupar uma vaga de trabalho. Aliás, algumas empresas preferem este perfil!

Contratando alguém que nunca tenha trabalhado, a companhia tem a oportunidade de treinar e moldar o funcionário conforme a sua cultura e forma de executar as tarefas da função. Veja abaixo quais são as vagas mais procuradas para o primeiro emprego:

1. Vagas para jovem aprendiz

As vagas de Jovem Aprendiz são destinadas a adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos e para as pessoas com deficiência, sem limite de idade. Como pré-requisito, é necessário estar matriculado e frequentando o ensino fundamental ou médio.

A função é regulamentada pela Lei 10.097/2000 e formalizada por um contrato, com tempo máximo de até 2 anos. Quanto a carga horária de trabalho, pode variar entre 4 a 6 horas diárias.

Durante esse tempo, a empresa contratante pode estimular um aprendizado teórico e prático com cursos e treinamentos para uma formação profissional mais completa do funcionário.

Algumas vantagens de se tornar um aprendiz é o conhecimento pessoal e profissional e a experiência adquirida, que irão valorizar o seu currículo na busca pelo próximo emprego.

2. Vagas de trainee

Já os programas de trainee são ótimas oportunidades para quem está cursando ou já se formou em um curso de graduação. Um pré-requisito comum é que o profissional tenha, no máximo, dois anos de formado.

Empresas grandes e reconhecidas em diversas áreas buscam talentos a partir de trainees com objetivo de descobrir talentos e promover o desenvolvimento profissional dentro da empresa. Geralmente, o programa dura entre um e dois anos.

Os candidatos que ocupam uma vaga de trainee como esta geralmente tem uma rotatividade entre funções, passam por diversos treinamentos e de acordo com sua atuação, tem grandes chances de ser contratado para um cargo de maior nível ao fim do trainee.

3. Vagas de estágio

Outra forma de um estudante encontrar a primeira oportunidade no mercado de trabalho é pelo estágio. Para concorrer a uma vaga como esta não tem limite de idade, mas o candidato precisa estar matriculado e frequentando o Ensino Médio, algum curso técnico ou uma graduação.

Além de facilitar a conquista do próximo emprego, essa é uma ótima oportunidade para o aluno praticar o que está sendo aprendido na teoria e ver se suas habilidades são compatíveis com a profissão que escolheu. Ser um estagiário pode abrir muitas portas.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

A busca pelo primeiro emprego apresenta desafios, mas que podem ser superados se você construir um bom currículo, buscar vagas de emprego de acordo com seu perfil e estar sempre em busca de se aperfeiçoar!

E se você gostou do nosso guia sobre o primeiro emprego, não deixe de compartilhar o texto com seus amigos nas redes sociais.

Avalie esse artigo:
Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!