CLT ou freela: como escolher a melhor opção de trabalho?

CLT ou freela: como escolher a melhor opção de trabalho?

O mercado de trabalho gera muitas oportunidades. Mesmo com suas dificuldades, atualmente é possível que um profissional seja contratado pela CLT ou preste seus serviços estilo freela.

Veja aqui o que é cada regime de contratação, suas vantagens e desvantagens e também qual o ideal para você. Boa leitura!

Saiba a diferença entre as duas modalidades e qual se encaixa nas suas necessidades 

O mercado de trabalho é dinâmico e sempre nos apresenta diferentes modalidades de contratação. Isso se dá, principalmente, em áreas que permite maior flexibilidade, como Pessoa Jurídica (PJ) e freelancer. Porém, a dúvida sobre como escolher entre CLT ou freela persiste, especialmente no que toca aos direitos e garantias do trabalhador. 

A variação nos modelos de contratação passa pela quebra de paradigmas, mesmo pela mudança de mentalidade do trabalhador. Ao mesmo tempo em que se quer segurança e estabilidade das leis trabalhistas, a obrigatoriedade de bater ponto e seguir horários rígidos vem perdendo força. 

O fato é que a escolha entre CLT e freela depende muito do perfil do profissional e suas expectativas. Por isso, é tão importante saber a diferença entre as duas modalidades antes de optar por uma delas. 

CLT ou freelancer – qual a diferença?

O freelancer ou freela é o profissional contratado por demanda. Ainda que haja contrato de serviços, não existe vínculo empregatício. Isso permite que a pessoa trabalhe para diferentes clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. 

O regime CLT, ou pela consolidação das leis trabalhistas, é aquele tradicional, com carteira assinada e contratos protegidos por lei. 

Além do modelo de contratação, também há diferenças mais sutis no que toca ao ambiente de trabalho e momentos de socialização. Por exemplo, na empresa, o funcionário tem seu próprio espaço, como mesa ou baia. Já no freela, a pessoa define onde quer trabalhar. Por outro lado, na organização, há sempre pausas para o café ou lanche. 

O que não significa, entretanto, que o freelancer trabalhe isolado. Pelo contrário, pode optar por espaços de coworking (onde inclusive amplia seu networking), cafeterias e livrarias. 

Qual a vantagem de ser freelancer 

O modelo de freelancer vem crescendo por diferentes fatores. Um deles é o desemprego gerado pela crise econômica e o esvaziamento dos postos formais de trabalho. Como consequência, as pessoas precisam buscar outras fontes de renda e optam por trabalhar por conta própria. 

Mas, não só isso! Muita gente está insatisfeita com as condições de trabalho, uma vez que, apesar da segurança, os salários pagos pela CLT nem sempre são satisfatórios. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, 36% da força de trabalho é freelancer, uma tendência parecida com o que acontece no Brasil.

Entre as vantagens apontadas para o trabalho como freelancer, estão: 

  • liberdade e autonomia para definir horários 
  • flexibilidade do local de trabalho 
  • possibilidade de determinar o preço e prazo de entrega dos serviços 

Por outro lado, há desvantagens também em ser freela, como a oscilação de demandas por mês. Ou seja, se em um mês há muito trabalho, no outro, pode não ter nenhum. Também há sempre o risco de não receber pelo serviço realizado no prazo determinado. 

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Quais as vantagens da CLT

Se o trabalho como freelancer tem instabilidade, o regime CLT oferece direitos trabalhistas, como 13º salário, férias remuneradas e FGTS. Dependendo do contrato, o colaborador pode receber, ainda, vale transporte e refeição, além da participação nos lucros da empresa. Mas, como todo modelo de trabalho, também tem suas desvantagens: 

  • pouca – ou nenhuma – flexibilidade de horário 
  • retenções do salário para pagamento do Imposto de Renda (IR) e INSS 
  • salários nem sempre a altura do trabalho realizado 

Por vezes, há ainda a questão do deslocamento pelo transporte público ou carro. 

Neste caso, precisa arcar com custos de combustível e seguro auto (sendo que o valor do serviço pode variar conforme diversos fatores e há opções de seguro auto mais barato, que devem ser avaliadas quando for fazer sua comparação). 

Pois bem, é preciso colocar os prós e contras do CLT ou freela para escolher a melhor opção de trabalho para você. 

CLT ou freela – qual escolher?

A escolha entre CLT ou freela como melhor opção de trabalho vai depender do profissional e até da realidade na qual ele está inserido. Cada um sabe onde o cinto aperta, então, se está difícil encontrar vagas contratadas pela CLT, o jeito é seguir como freela, certo? Porém, há quem não se adapte à formalidade e exigências da carteira assinada. 

Em suma, é preciso avaliar seu próprio perfil para escolher entre as modalidades. Se você tem disciplina, organização e uma carteira de clientes interessante, de repente, o freela é uma boa escolha. Mas, se gosta de cumprir horários, ter um local certo para trabalhar e prefere a segurança das leis trabalhistas, então, CLT é a sua melhor opção!]

Catho: seu site de vagas de emprego 

A Catho é um site de vagas de emprego que conecta candidatos em busca de uma oportunidade de trabalho com empresas de todo o Brasil. Seja para oportunidade de freela ou CLT, o seu novo emprego está aqui.

A boa notícia é que você não precisa pagar para procurar uma vaga na Catho. Basta fazer o cadastro e começar a pesquisar a oportunidade ideal para sua carreira.

Caso você prefira contratar um dos nossos planos pagos, suas chances de conquistar uma vaga de emprego aumentam ainda mais. Confira as vantagens dos planos pagos:

  • Seu currículo com 18X mais destaque para os recrutadores;
  • Aplique-se para as vagas antes dos outros candidatos;
  • Saiba quais empresas viram seu currículo;
  • Opção de envio automático do CV para as vagas compatíveis;

Acesse agora mesmo e confira mais de 300  mil vagas de emprego na Catho.

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre freela ou CLT? Então, compartilhe o link desse conteúdo em suas redes sociais com seus amigos.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!