O Dia do Estatístico e seu campo de atuação

Dia do EstatísticoDia 29 de maio comemora-se o Dia do Estatístico. Em 1936, na mesma data, o Instituto Nacional de Estatística deu início às suas atividades, fato que determinou a celebração da profissão. No ano seguinte, o Conselho Brasileiro de Geografia incorporou-se ao INE, formando o que conhecemos hoje por IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A palavra “Estatística” vem do alemão “Statistik”, criada pelo cientista Schmeitzel, a partir do latim statisticum, que significa analisar, verificar. Muitos ainda pensam que a estatística serve apenas para pesquisas de mercado e de opinião, porém, diversos setores da economia possuem estatísticos e hoje, desde a criação de sistemas até a produção de vacinas, a estatística está bastante presente em nossas vidas.

“O estatístico é uma profissão regulamentada e, por lei, somente ele pode efetuar pesquisas, análises, perícias e laudos no campo da estatística. As empresas não valorizam tanto o estatístico porque ainda desconhecem esta parte da regulamentação”, explica Paulo Afonso Lopes, presidente do Conselho Regional de Estatística da 2ª Região (RJ/ES).

O objetivo do estatístico é coletar dados e processá-los, de modo a auxiliar a tomada de decisões de qualquer ramo profissional. Confira, abaixo, algumas das possibilidades de atuação:

Demografia: realiza estudos relacionados às taxas de natalidade, incidência de doenças, fluxo migratório, entre outros.

Finanças e Bancos: executa a avaliação e na seleção de investimentos, faz análises de fluxo de caixa, desenvolve produtos e serviços financeiros etc.

Indústria: atua desde o planejamento de implantação de sistemas, passando por avaliação de produtos, até análises de investimentos.

Recursos Humanos: estuda faixas salariais, cruza informações de vagas de emprego com perfis de candidatos, analisa planos de saúde e avaliações de desempenho, por exemplo.

Marketing: trabalha no monitoramento a análise de mercado, colaborando com decisão de preços e no desenvolvimento de campanhas publicitárias.

Medicina: colabora na análise da eficiência de medicamentos e no combate de doenças.

Universidades: pode atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas à Estatística, pesquisando e desenvolvendo metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos.

Profissão do futuro

O mundo organizacional vem se desenhando cada vez mais com base em dados e elementos estatísticos para obter informações sobre os processos de trabalho e principalmente sobre a circunstâncias econômica e social. Devido a esta importância, a Estatística tem e terá cada vez mais relevância no decorrer do tempo.

“Nos dias de hoje, principalmente com a chegada do Big Data, existe uma quantidade enorme de informações, e o profissional capaz de analisar esses dados é o estatístico. Ele dá auxílio a tomada de decisão de outros profissionais”, aponta o presidente do Conselho.

 

Dia do Comprador

Culinária | Gastronomia #ProfissõesCatho

Arquitetura e Urbanismo #ProfissõesCatho