Profissão de comediante, um papo com Murilo Gun

Dia 26 de fevereiro é o Dia do Comediante. Para comemorar a data, o Carreira & Sucesso bateu um papo com Murilo Gun, humorista e palestrante especializado em empreendedorismo que faz o maior sucesso misturando entretenimento e conteúdo.

Quais são os caminhos para ser um comediante de sucesso? Para o pernambucano Murilo Gun, um dos pioneiros do stand-up comedy no Nordeste, são os mais imprevisíveis possíveis. Com um início de carreira precoce e nada convencional, aos 12 anos ele lançou um site e recebeu dois prêmios iBest. Já aos 14, iniciou sua carreira de palestrante especializado em internet, com direito a entrevista no programa do Jô Soares. Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios, Murilo já escreveu dois livros sobre internet e durante 10 anos foi empresário de sucesso, à frente de duas produtoras de web tecnologia.

“A vida toda eu fui sempre desafiando minha zona de conforto. Quando eu comecei a trabalhar, não achava que estava trabalhando. Não foi uma coisa consciente. Eu ganhei um computador do meu pai e, como a internet estava começando no Brasil, lancei um site e montei uma produtora”, conta.

Mas contrariando todas as expectativas, em 2006 ele decidiu se tornar um profissional liberal e mudar radicalmente sua área de atuação: começou a fazer stand-up comedy, tornou-se um comediante consagrado no YouTube (e fora dele) e hoje se divide entre os shows de humor e as palestras em que leva a comédia ao mundo dos negócios.

Empreender para crescer

Para quem sonha em se tornar comediante, Murilo dá a dica: não existe atalho. “É aquela história, 1% inspiração e 99% transpiração. É muito trabalho duro”. Para ele, o profissional que quer se dar bem na carreira precisa ter em mente que é preciso dar a cara a tapa e correr riscos.

“De todas as atividades artísticas, a comédia é a que mais exige empreendedorismo. Na música, tem essa coisa do empresário que vê um cara cantando num bar e diz ‘esse cara é bom’. Aí decide investir nele. Mas na comédia não tem isso. Ela não dá retorno como a música ou o futebol, então todo comediante precisa ser um empreendedor”, destaca o humorista.

Em suas lições de empreendedorismo, criatividade e inovação, Murilo também afirma que o segredo para alcançar o sucesso profissional é não perder tempo procurando o segredo do sucesso. E que empreender não é só ter um próprio negócio. “Empreender é uma forma de pensar, uma atitude que tem a ver com protagonismo, é o cara que vai lá e faz, que executa. Ideia vale 20% apenas. A variável é a execução e a capacidade de executar. E executar bem rápido”, conclui.

Culinária | Gastronomia #ProfissõesCatho

Arquitetura e Urbanismo #ProfissõesCatho

Fisioterapia #ProfissõesCatho