Área de Administração: confira o Guia completo

área de administração

Com o mercado cada vez mais exigente, especialmente na área de Administração, atender às expectativas das empresas demanda muita dedicação. Fazer uma boa faculdade e buscar se aperfeiçoar pode ser um caminho.

Conheça aqui então as características profissionais mais desejadas pelos recrutadores quando abrem um processo seletivo para cargos administrativos, curiosidades sobre o ramo e muito mais! Vamos conferir?!

O profissional da área de Administração

Um Administrador é um profissional desejado em muitas áreas, pois é partir de suas tarefas que um setor de uma empresa estuda os melhores caminhos a ser seguido.

Cabe a este setor ser responsável pela tomada de decisão e condução de estratégias em uma empresa. Por ele, passam ações de planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.

Podemos ressaltar ao profissional, atividades como:

  • Definir metas;
  • Realizar relatorio e estudos;
  • Busca e avalaia as tendências de mercado;
  • Identifica as necessidades que a empresa possui;
  • Cria estratégias de marketing para maximizar o lucro;
  • Definir e elabora a logística relativa ao transporte usado para efetuar a transações.
Encontre vagas de emprego para Administrador em sua região.

Como se tornar um administrador

Para você atuar na área, é obrigatório a conclusão da graduação de Administração. Nos dias atuais, são feitas muitas exigências de conhecimentos e experiências no mercado de trabalho, o que torna as vagas mais competitivas e as necessidades de diferenciação ainda maiores.

Por isso, é importantíssimo que os estudantes que desejam começar a trabalhar não parem de buscar por qualificação profissional. Ou seja, se você estudou administração na faculdade, para ter uma carreira relevante, é crucial correr atrás de outros cursos e estar sempre se atualizando dentro do seu mercado de atuação.

Uma das maneiras mais eficazes de atrair conhecimento e networking na área de administração de empresas é através de uma especialização. Além de deixar seu currículo mais atrativo e direcioná-lo para uma carreira mais específica, você poderá adquirir experiência técnica e científica para ser ainda melhor no que faz.

Você pode conhecer mais sobre o curso de administração em nosso outro texto completo.

Áreas ligadas a Administração

Veja a seguir algumas outras áreas que um profissional de Administração pode atuar:

1. Marketing

Se durante a graduação você se interessou pela parte de vendas, pesquisa, consumidores e mercado, Marketing será uma área incrível para você. Ela é imprescindível para todas as empresas que desejam ter sucesso e ser competitivas.

Se especializando na área, você ganhará as ferramentas necessárias para montar estratégias de impacto ao público-alvo e integrar essas ações aos outros setores da sua empresa tanto de forma digital quanto offline.

2. Gestão de pessoas

Se especializando na área de gestão de pessoas, o administrador adquire habilidades ligadas ao gerenciamento de diferentes departamentos em empresas: financeiro, vendas, comercial, entre outros.

No dia a dia, além de verificar de perto toda a parte estratégica do local, cuidando para que a organização atinja os seus objetivos, o Gestor será peça fundamental no cuidado com os funcionários, comunicação e feedback, para que a equipe esteja sempre empolgada e dando o seu máximo.

3. Recursos humanos

Através da especialização em Recursos Humanos, o profissional se torna apto a lidar com o material humano da empresa. Desde o início, nas etapas de recrutamento e seleção, até nos trabalhos de treinamento e entrosamento da equipe, ter um curso na área é excelente para aprimorar a análise estratégica e melhorar ainda mais as dinâmicas da empresa de forma prática.

4. Finanças

A área Financeira é uma especialização excelente para os que almejam atuar no mercado financeiro, em empresas do segmento ou mesmo prestar consultorias na área. Como o campo de atuação é bastante amplo, para se preparar para assumir posições de destaque como essas, é preciso que o profissional faça outros cursos de atualização e esteja sempre atento às novidades do mercado financeiro.

5. Logística

Diretamente ligada ao bom funcionamento das empresas, o setor de Logística é responsável por cuidar de perto do transporte, da distribuição e do armazenamento de diversos produtos, mercadorias e matérias-primas. É importantíssimo que se tenha bastante organização e planejamento para cumprir as funções requisitadas e enfrentar os desafios impostos pelo nosso país.

Com uma especialização nessa área específica, o administrador estará apto a atuar em cargos de nível industrial, assim como empresarial da melhor maneira e terá a possibilidade de ganhar altos salários.

E se você busca por um novo emprego, não deixe de aproveitar o site da Catho de forma grátis e por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário com seus dados e começar a se candidatar a milhares de vagas agora mesmo!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Veja as áreas da Administração que estão em alta

A faculdade de Administração abre um leque de possibilidades. O administrador está sendo cada vez mais requisitado nas empresas, desenvolvendo assim um trabalho de grande importância.

Quer saber quais áreas da Administração estão em destaque? Confira algumas delas abaixo.

Auditoria

Uma auditoria de qualidade significa ter uma empresa mais rentável e que atua de acordo com a legislação vigente. Por isso, o administrador que seguir nessa área precisa verificar se os processos estabelecidos pela empresa estão sendo cumpridos, já que ele é o responsável pela conferência das atividades.

Consultoria

Quem seguir nessa área deverá propor soluções adequadas para as empresas ampliarem os negócios. Ao dar consultoria, o administrador tem como função criar mecanismos para facilitar os rendimentos da empresa, seja desenvolvendo projetos ou organizando os investimentos.

Finanças

Para tornar uma empresa rentável é necessário saber gerenciar as finanças e o administrador pode ser o responsável por isso, bem como ter o controle dos incentivos e gastos, ou seja, tudo o que é ligado à gestão dos recursos financeiros.

Planejamento estratégico

Para ter crescimento a empresa precisa de um planejamento e é o administrador o responsável pela elaboração dos planos de ação para conquistar as metas estabelecidas. Cada empresa precisa de um planejamento específico que deve ter os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Comércio exterior

Ao trabalhar na área de comércio exterior, o administrador fica encarregado de atuar diretamente com as negociações com as empresas do exterior.

O curso de Administração é um dos mais diversificados. Além as áreas acima, ainda é possível atuar nos setores esportivo, hospitalar, hoteleiro, entre outros. E vale lembrar que as empresas estão buscando cada vez mais profissionais qualificados!

Atualize-se sempre e procure ter mais conhecimento por meio de palestras, fóruns e cursos, como uma pós-graduação para aumentar as suas chances de contratação.

Características do profissional da área de Administração

Veja agora as principais características que um profissional da área de Administração deve ter para chamar a atenção dos recrutadores em uma entrevista de emprego:

1. Boa comunicação:

Além de coordenar e liderar equipe, o administrador se comunica com diversos setores e departamentos de uma empresa, já que precisa alinhar estratégias para fazer com que tudo saia como o planejado.

Possuir uma comunicação assertiva pode abrir portas para interagir com outras equipes e diferentes perfis profissionais. Aposte e seja um profissional mais comunicativo.

2. Bom líder

Mesmo que você esteja começando a carreira agora, você já pode ir motivando e incentivando as pessoas ao seu redor. Você também pode compartilhar seu conhecimento e experiências com as pessoas.

3. Trabalho em equipe

Se você passou pela faculdade, provavelmente percebeu que em trabalho em grupo é preciso ter flexibilidade e empatia, saber ouvir e reconhecer o bom trabalho das outras pessoas.

4. Argumentação

É preciso saber defender suas ideias e apresentar seu raciocínio de forma objetiva. Usar informações com base em dados reais e exemplos práticos, aumentem as chances do administrador ter sucesso!

Veja as skills mais desejadas no mercado e participe de entrevistas de emprego.

5. Organização

Um bom profissional de administração é organizado e usa diversas ferramentas para auxiliar na organização dos dados, informações e resultados.

6. Inovação e criatividade

Uma pequena ideia ou mudança que traga benefícios ao negócio já pode ser o suficiente para um administrador ser criativo e inovador, duas características bem valorizadas hoje em dia.

Claro que você não vai conseguir todas essas característica da noite pro dia. Isso leva tempo e dedicação. O importante é lembrar de estar sempre atualizado e melhorar suas habilidades e ferramentas para se tornar um administrador cada vez melhor!

Como criar um currículo para a área de Administração

O seu currículo é o primeiro contato que o recrutador terá, por isso. é importantíssimo que esse documento seja feito da melhor forma possível. Com isso, suas chances de ser convidado para uma entrevista de emprego pode aumentar.

Conheça agora as nossas dicas para você ter um CV chamativo e se tornar destaque nos processos seletivos para cargos administrativo. Veja:

  • Por mais experiencia profissional que tenha, não ultrapasse de 2 páginas;
  • Deixe apenas as atividades e cargos que mais tem haver com a área de sua candidatura;
  • Não deixe passar nenhum erro ortografico ou na sua linha do tempo;
  • Insira palavras-chave para que o RH ache mais facilmente o seu documento;
  • Escreva um objetivo curto, como: Área Administrativa.
Baixe gratuitamente o nosso Modelo de Currículo para Administração e preencha com seus dados.

Curiosidades sobre a carreira de Administração

Você estuda ou está pensando em começar carreira na área de Administração? Sabia que esse é um dos 50 cursos mais procurados por quem está fazendo o vestibular? Faz ideia de qual é o dia criado para homenagear esse profissional?

Essas e outras questões curiosas vão ser respondidas ao longo do post. Então, se o seu sonho é ser um administrador segue aqui com a gente!

As técnicas administrativas existem há milhares de anos

Por envolver atividades fortemente presentes no cotidiano social, os conceitos da área administrativa começaram a ser elaborados há muito tempo. Um livro muito estudado na graduação chama-se “A Arte da Guerra” e foi escrito por Sun Tzu, um general chinês do século VI a.C.

Essa obra aborda, principalmente, conceitos de estratégia. Algo extremamente necessário para todo administrador. Busque o conteúdo na internet e aprenda mais!

O curso de administração é um dos mais procurados do Brasil

Milhares de pessoas prestam vestibular para a graduação em Administração, tanto que o curso aparece entre os mais procurados, segundo dados do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

Além disso, estudo mostrou que o número de matrículas na graduação aumenta e, pela primeira vez, as matrículas no ensino a distancia (EAD) para administração superaram o número de matrículas no ensino presencial.

Isso ocorre, entre outros fatores, pela amplitude de áreas em que o profissional da área consegue atuar. É possível se especializar desde o setor financeiro até o ramo de comunicação, trabalhando com estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo.

O ensino formal da Administração chegou ao país na década de 1950

No Brasil sempre existiram administradores, afinal, existiam empresas dos mais diversos tipos no país e todas tinham algum gestor. Contudo, o ensino formal da profissão só começou a ocorrer no ano de 1952, quando foi criada a Escola Brasileira de Administração Pública.

Ao longo do tempo outras instituições foram surgindo e no ano de 1965 a profissão foi regulamentada. Desde então, o mercado administrativo só se fortalece a cada dia.

O administrador tem um dia dedicado a ele

É exatamente isso. O profissional da área de Administração tem um dia de comemoração próprio. Ele é festejado a nível nacional em 09 de setembro. A data foi criada tendo como base o momento da regulamentação da profissão, feita por meio da assinatura da Lei nº 4769, em 09 de setembro de 1965.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

E aí, gostou de aprender mais sobre a área de administração e como se tornar um profissional? Então, não se esqueça de compartilhar com seus amigos em sua rede social favorita.

Acesse e encontre as melhores vagas de emprego na área de administração na Catho! É grátis!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!