Série Férias: Aproveite o período para se desenvolver

Cursos nas FériasAté pouco tempo atrás, as pessoas não viam as férias como uma oportunidade de aprimorar a carreira, mas o mercado de trabalho cada vez mais competitivo exige uma postura diferente. Além disso, o aquecimento da economia brasileira permite, hoje, maiores possibilidades de investimentos em cursos e viagens focadas na carreira nos períodos de descanso.

Invista em outros idiomas

Dominar uma segunda língua é, talvez, o maior diferencial no mercado de trabalho atualmente. Para exemplificar, de acordo com a Pesquisa dos Executivos, da Catho, realizada com mais de 46 mil respondentes, apenas 3,7% lê, fala, ouve e escreve fluentemente sobre quaisquer assuntos em inglês.

Aproveitar as férias para aprender um novo idioma ou aprimorá-lo é bastante indicado. “Recomendo que, por conta da carência de pessoas que dominem outro idioma, o profissional faça, antes de tudo, um curso deste tipo. O salário é bastante valorizado nestes casos, além de acelerar a carreira como um todo”, indica Cíntia Bortotto, consultora da Consultoria de RH. Para ela, dominar um segundo idioma demanda mais tempo, portanto, quanto antes começar, mais o indivíduo terá chance de ter retorno.

Fazer uma viagem internacional também é uma ótima opção que alia esfera pessoal e profissional. Atualmente, existem diversas escolas pelo mundo que lecionam inúmeros tipos de cursos, em destaque os de línguas, e que agregam ao aluno a possibilidade de aprender e também conhecer a cultura local – fato que conta muitos pontos, principalmente para os jovens que não possuem muita experiência de trabalho.

E-learning ganha espaço

 

Se a visão de ficar dentro de uma sala de aula durante horas aprendendo um conteúdo pesado assusta, atualmente existem outras opções para o aprimoramento, como os cursos online. O e-learning se mostra a cada dia como uma melhor opção – atualmente o mercado reconhece e dá crédito a este tipo de formação.

“A pessoa pode aproveitar para descansar nas férias, mas separar algumas horas do dia para realizar um curso online. Desta maneira, consegue conciliar uma viagem com a família, por exemplo, e mesmo assim se aprimorar”, recomenda Fabio Zugman, especialista em gestão de carreira.

Vantagens dos cursos de férias

Além de serem mais em conta, estes cursos agregam conhecimentos teóricos em um curto prazo de tempo, e suas teorias podem ser utilizadas no dia a dia do trabalho, colaborando com o planejamento do futuro profissional.

“Um curso desta natureza abre portas para a apresentação de uma nova área, mudando concepções e facilitando a decisão do profissional para o início de uma graduação ou pós-graduação”, explica Adália Assis, consultora de RH da Catho.

 

Dia do Comprador

#MáscaraSalva | Máscara Inclusiva para deficientes auditivos

Impactos da pandemia na geração de empregos