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08/08/2017 - 5 avisos de que você está, ou não, pronto para uma promoção

Autor: Camila Martins

A primeira pergunta a se fazer é: se eu fosse meu chefe, eu promoveria um funcionário como eu? Se sim, por quê?

São muitos os pontos que um gestor avalia na hora de promover um colaborador. Em algumas empresas, eles têm critérios próprios; em outras, existem critérios pré-definidos que devem ser atendidos para que a promoção aconteça. Na Catho, por exemplo, existe o Nosso Jeito, um conjunto de atributos que pauta a cultura organizacional da empresa e deve servir como guia para o comportamento dos colaboradores. Então, além de outros pontos para avaliação, o comportamento alinhado ao Nosso Jeito tem um grande peso na avaliação de uma possível promoção.

Listamos 5 pontos que quando preenchidos podem ser para a empresa, um aviso de que você está pronto para receber a tão almejada promoção. Confira!

1. Produtividade/Performance
Se o colaborador dá o melhor de si para alcançar seus resultados, certamente seu gestor leva isso em consideração na hora de avaliar sua promoção. Normalmente, o gestor faz um retrospecto da sua atuação, olhando para sua evolução, e não somente para resultados de projetos recentes.

2. Comprometimento
É possível dizer que a alta performance de um colaborador está atrelada ao seu comprometimento, porém, aqui, não se trata apenas do comprometimento com suas tarefas e suas metas. O comprometimento esperado de um funcionário também diz respeito à cultura organizacional da empresa e à sua missão. Funcionário que supera suas metas e sabe que sua participação é importante para que a organização cumpra sua missão, por exemplo, tem muito mais chances de receber uma promoção comparado aquele que atinge sua meta simplesmente pelo comissionamento.

3. Proatividade
Além de ser comprometido com o negócio da empresa, o colaborador pronto para ser promovido também é participativo e antenado aos acontecimentos da empresa. Desde a participação ativa num brainstorm ao envolvimento voluntário em projetos de outras áreas/equipes.

4. Busca por desenvolvimento
Alguns gestores olham com atenção para a forma como o colaborador tem buscado se qualificar. Ter um MBA, por exemplo, poderia ser tudo que faltava para sua promoção acontecer.

5. Perfil ideal
Quando a promoção cogitada se trata de outro cargo, além de avaliar os pontos já citados, o gestor ou o RH avaliará as competências técnicas do colaborador. Se você atua no call center da sua área, como atendente, e busca uma promoção para analista administrativo de atendimento, é necessário que você tenha o perfil para executar as atividades do novo cargo. O mesmo vale para promoções para cargos de liderança. Algumas vezes, o colaborador é insuperável no cargo que está e, quando é promovido, tem baixa produtividade e acaba sendo desligado. Isso acontece porque o perfil dele era ideal para a vaga anterior, mas não para a próxima, por isso o perfil do profissional deve ser muito bem avaliado.

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