6 dicas de como agir no happy hour

Happy hourQuase um hábito religioso para muitos, o happy hour pós-expediente é o momento de descontração e relaxamento depois de um dia ou semana longa de trabalho. Geralmente feito em barzinhos, este encontro entre profissionais conta com elementos como bate-papo informal, boas risadas e algumas fofocas.

Mas, você sabe como agir corretamente no HH? Essa também pode ser uma situação de muita avaliação e julgamento por parte dos colegas, e para apresentar o modo correto de se postar, levantamos algumas dicas de Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida e membro da AICI (Associação Internacional de Consultoria de Imagem), e  Ligia Marques, consultora de etiqueta  e marketing pessoal .

1-Cuidado com sua imagem

Sempre que expomos nosso lado pessoal, nos arriscamos mais a sermos julgados. Por mais que o clima seja de descontração, não exponha uma intimidade que vá além da relação profissional, a não ser que tenha uma maior familiaridade com todos da mesa.

2-Não exagere na bebida

As pessoas não fazem separação entre momento de trabalho e de descontração quando avaliam o comportamento de um colega de empresa. Portanto, não abuse do álcool, o que também evita um provável comportamento e/ou gestual mais exagerado.

3-Evite fofocas

O happy hour é um momento informal, mas as pessoas envolvidas são as mesmas do trabalho. Não é legal falar mal de colegas pelas costas só porque está fora do ambiente corporativo, além de passar a imagem de uma pessoa falsa.

4-Organize a conta

A hora de pagar a conta também pode virar um problema, pois geralmente a divisão dos gastos nunca fica igual para todos. O indicado é fazer um acordo entre todos logo que chegam ao estabelecimento.

5-Estreite os relacionamentos

Profissionais que passam uma imagem muito séria podem se revelar descontraídos em um ambiente mais casual. O HH auxilia também no desenvolvimento do trabalho, pois podemos descobrir habilidades em colegas que nunca saberíamos na empresa, e que podem ajudar nas atividades do dia a dia.

6-Participe, mesmo que esporadicamente

Muita gente não gosta de participar ou tem compromissos que as impedem, mas, de vez em quando, se puder fazer um esforço em ir, será vantajoso. De qualquer forma, se não houver esta possibilidade, deixe claro aos colegas que não vai, pois tem motivos de força maior para se ausentar.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!