8 Habilidades para atuar no mercado digital

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O mercado digital está cada vez mais presente na vida das pessoas e muitas empresas estão apostando neste formato de vendas de produtos e serviços. Para quem quer ingressar nesse ramo, precisa se preparar.

Veja algumas das principais habilidades que os profissionais do mundo virtual precisam ter sucesso em suas carreiras e também como conquistar uma vaga nesse setor.

Vamos conferir?!

Habilidades para trabalhar no mercado digital

Trabalhar no mercado digital requer muitas habilidades, sendo preciso que o profissional esteja preparado para diferentes atuações. Afinal, para ser uma pessoa de sucesso ou mesmo conseguir determinada vaga de emprego, não é tarefa facil

Ser alguém multifuncional é um diferencial para quem busca colocação no mundo online de forma assertiva e corporativa. Além disso, ter conhecimento em diferentes áreas do marketing digital, é se permitir atuar de forma eficiente na empresa.

Entre os principais conhecimentos, o profissional que deseja atuar no mercado online precisa ter:

1. Mente analítica

Um profissional bem preparado precisa pensar estrategicamente e conseguir usar dados de performance para tomar decisões. Ou seja, conseguir transformar informações em oportunidades de crescimento.

Tomar decisões baseadas em análises de dados é importante para conseguir alcançar melhores resultados no mercado online. Afinal, as plataformas de e-commerce, por exemplo, já estão equipadas com coletas de dados, bem como relatórios que são fundamentais para a tomada de decisões.

Por meio da capacidade analítica, é possível identificar o perfil dos clientes que estão comprando, os que abandonam os carrinhos, tipo de produtos mais buscados, formas de pagamentos e outras informações importantes. 

Além disso, o profissional é capaz de mensurar dados que contribuem com ações da loja, como estoque, atendimento, marketing e outras decisões.

2. Criatividade

Saber produzir conteúdos de qualidade é fundamental para as marcas estabelecidas no mercado online. Ser criativo é uma habilidade bastante buscada pelas melhores empresas. Afinal, o consumidor digital hoje busca por entretenimento e conteúdos que captam sua atenção.

Assim, sanar as principais dúvidas dos usuários, oferecer dicas e informações atualizadas sobre o mercado, aproveitando para inserir um CTA, ou chamada para ação, no conteúdo produzido, levando o leitor a fazer a cotação do plano de saúde.

A criatividade é essencial em qualquer área de atuação. Por exemplo, uma empresa que vende planos de saúde pode desenvolver infográficos, e-books e outros conteúdos que contribuam com o seu público. 

Portanto, ser um profissional criativo, ou seja, que capture a atenção do público-alvo, é um dos diferenciais mais importantes para profissionais no mercado online.

3. Comunicação

Ser comunicativo é importante para diversas áreas, tanto no atendimento ao cliente, quanto para fechar novas parcerias. Esta é uma das habilidades mais buscadas por empresas.

É importante considerar como ‘ser comunicativo’ todas as áreas que envolvem a comunicação, ou seja, diferentes ações. Entre elas, por vídeo, imagens, texto e outras.

Leia também o conteúdo que revela 10 dicas par aprimorar a habilidade de comunicação e fazer com que o profissional cresça em qualquer carreira.

4. Logística

Quem investe, ou pretende investir, no comércio digital precisa ter capacitação em logística. Afinal, o mercado online realiza entregas.

Portanto, o profissional que possui habilidades em serviços logísticos já possui um diferencial para se destacar no mercado. 

5. Marketing digital

O marketing digital inclui diferentes conhecimentos e práticas. Uma delas é o marketing de conteúdo que, como citamos acima, é fundamental para empresas que atuam no mercado online.

Afinal, é por meio de conteúdos que as marcas atraem o público-alvo e conseguem gerar leads. Os conteúdos, quando bem produzidos, fazem com que a empresa seja encontrada, atrai o público e contribui para a boa experiência de compra.

6. Multidisciplinaridade

Um profissional multidisciplinar, ou seja, que sabe um pouco de cada setor que envolve o processo da empresa no mercado online, é mais eficiente. Para isso, as empresas consideram diferentes habilidades, como conhecimentos em marketing, tecnologia, internet, varejo, vendas e atendimento ao cliente. 

7. Mídias Sociais

As mídias sociais atraem a maior parte do tráfego para as empresas. Portanto, o profissional que possui conhecimento e habilidade em estratégias e conceitos com a finalidade de melhorar ainda mais a interação entre marca e usuário é o que sai na frente entre candidatos a trabalhar em determinada empresa. 

8. Idiomas

Muitas empresas que atuam no mercado online estão focando no crescimento de vendas internacionais, buscando expandir sua atuação, ao menos, na América Latina. Portanto, ter conhecimento em outros idiomas é essencial no mundo dos negócios.

Entre os idiomas, o espanhol abre portas para o comércio internacional para quem atua no e-commerce brasileiro.

Saber outro idioma já não é mais uma questão de diferencial para quem quer crescer profissionalmente. Afinal, muitas empresas estão colocando como requisito nas melhores ofertas de emprego.

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Como trabalhar no mercado digital

Agora que você já sabe quais as competências e habilidades interessantes para poder conquistar a oportunidade no mundo online, veja as nossas dicas para você ter o seu emprego:

  1. Tenha sempre um currículo bem elabora e atualizado;
  2. Mostre todo o seu talento em portfólio, sites e redes sociais;
  3. Conqusite um networking de sucesso, com várias conecções;
  4. Busque ter uma rotina de candidaturas para as vagas que mais te interessam;

Gostou de aprender algumas das principais habilidades para os profissionais que desejam atuar no mercado digital? Então, saiba que quanto mais preparado, maiores serão as oportunidades de crescimento profissional.

Agora que você já leu sobre como é o mercado digital, não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais e deixar um comentário no post!

Por: Andreia Silveira, atua no marketing de conteúdo do site PlanoDeSaude.net.

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  1. Sou Cláider Saprinho Secandi Chimbaia, pretendo trabalhar como Marketing Digital

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