Dress code: entenda a melhor forma de se apresentar no trabalho

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Quem nunca ficou indeciso na hora de se vestir para o trabalho ou diante da oportunidade de uma entrevista? Essa confusão e o medo de errar possuem uma justificativa, afinal, sabemos que a imagem que transmitimos também é responsável por demonstrar um pouco do nosso perfil profissional. Por isso, é essencial entender bem o dress code e se mostrar de maneira apropriada.

Mas, no fim das contas, esse conceito é mais fluido do que se imagina e tem evoluído com o passar dos anos, deixando para trás alguns códigos super rígidos e dando espaço para que você consiga se expressar.

Ficou curioso para entender mais sobre o tema e saber como não errar no momento de reservar a sua roupa? Então continue a leitura e confira a seguir com o blog do Carreira & Sucesso!

O que é o dress code?

O dress code é um termo em inglês utilizado para definição do conjunto de roupas apropriadas para se vestir em determinadas ocasiões. Ele acaba ganhando ainda mais destaque no mundo corporativo, ficando responsável por imprimir a identidade da cultura do negócio e sendo uma importante representação dos principais objetivos e princípios da organização.

No fim das contas, sabemos que uma boa aparência jamais compensará a falta de habilidades e aptidões no mercado de trabalho, mas, se apresentar de forma profissional acaba fazendo com que você ganhe alguns pontos importantes em um mundo cada vez mais competitivo.

Afinal, tira do caminho distrações e possíveis erros e traz para os holofotes aquilo que mais importa: sua competência. Então, estar com a vestimenta esperada te ajuda a transmitir credibilidade e auxilia a causar uma boa impressão perante gestores e colegas.

E já que estamos falando de carreira e imagem, que tal conferir nosso post sobre ações que prejudicam sua imagem profissional e como evitá-las? Conheça como driblar esses comportamentos!

Qual o código de vestimenta para uma entrevista de emprego?

Caso seja seu primeiro contato com uma organização, é possível que esteja inseguro na hora de pensar na roupa para a entrevista de emprego. Mas, ao considerar os pontos certos, consegue ter boas oportunidades para se sair bem.

Primeiro, tente conhecer sobre aquela determinada empresa. Você pode pesquisar no site da corporação ou até mesmo com o auxílio das redes sociais. É comum que, vez ou outra, esses profissionais compartilhem fotos e imagens do dia a dia, facilitando para você na hora de entender qual a cultura do local.

Considere também um pouco do perfil da vaga e da rotina que imagina enquanto colaborador. Selecione ainda peças de roupas limpas, bem passadas, sem muitos recortes e adequadas também à temperatura do local. Ah, e tenha um cuidado extra com sua higiene pessoal, combinado?!

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O que considerar no dress code para o dia a dia no trabalho?

Ainda que cada campo tenha suas particularidades, existem algumas distinções que se aplicam de forma universal ao dress code profissional. Tudo isso, é claro, sem passar por cima da sua personalidade e ajudando a manter a sua autoexpressão de uma forma descomplicada. Entenda quais os principais pontos para essa ocasião:

1. Analise o clima

Vivemos em um país tropical e com significativas mudanças de clima, logo, aquilo que pode ser recomendado para alguém que mora em regiões amenas nem sempre vai se encaixar na realidade de profissionais de outras localizações. Por isso, temperaturas altas pedem tecidos leves, respiráveis e fluidos, como o algodão.

Um exemplo prático disso é a substituição de peças jeans por itens de alfaiataria e linho, por exemplo, que possuem um caimento leve e ainda transmitem um pouco da seriedade que o ambiente pede. Já temperaturas frias podem tranquilamente aceitar botas, blazers e peças mais estruturadas, garantindo o seu bem-estar e conforto.

2. Considere seu estilo pessoal

Não pense no código de vestimenta enquanto algo limitador da sua personalidade, afinal, é possível encontrar um jeito único de se vestir e ainda assim se manter em harmonia com os demais colegas. O principal jogo de cintura é encontrar o equilíbrio entre as duas necessidades.

Você pode encontrar a oportunidade de dar o seu toque ao incluir um acessório, elemento ou até mesmo corte de cabelo que comunique um pouco de quem você é e que de certa forma o diferencie. Nesse sentido, não se esqueça de que a compreensão desse código deve ser vista como algo tranquilo, e não mais com aquele peso impositivo que se tinha antes.

3. Identifique o perfil da empresa

Existem 3 grandes classificações para a cultura organizacional de uma empresa: criativo, formal e semi-formal.

As que adotam o campo criativo costumam ser startups, agências de marketing, publicidade, moda e arte. Nelas, a expressão da personalidade se mantêm acima de qualquer imposição e, por isso, é muito comum vermos uma liberdade maior na hora de se vestir. Brilhos, estampas, acessórios divertidos e calçados recebem uma roupagem moderna e colorida.

Já as empresas formais prezam por um olhar clássico e tradicional, pedindo por roupas monocromáticas, sem tantos detalhes e com uma paleta neutra. É o caso de bancos, financeiras, empresas do campo do direito e saúde. Se esse for o seu caso, prefira blusas sociais, ternos e itens de alfaiataria.

Por fim, temos o semiformal, que costuma ser o presente para a maioria dos brasileiros. Ele consegue flertar com a causalidade, mas sem perder a seriedade que o momento de trabalho pede. Aposte em camisetas, tênis e jeans, sempre mantendo a moderação.

4. Saiba o que evitar

É claro que existem alguns deslizes que devem ser evitados para que você não comprometa a oportunidade. Peças extremamente chamativas, com recortes, transparências e decotes não são uma escolha acertada. Não é de bom tom deixar peças íntimas à mostra ou se apresentar com itens sujos e de tamanho inadequado.

Maquiagens muito marcadas, bonés, chapéus, barbas por fazer e unhas mal cuidadas também acabam não sendo uma boa pedida.

Para ler depois: aproveite ainda para conferir como desenvolver as aptidões comportamentais certas para o mercado — também chamadas de soft skills, e de que forma demonstrá-las!

Existe um dress code para o trabalho home office?

De início, alguns podem acabar torcendo o nariz ao pensar que existe um código de vestimenta para o trabalho em home office, mas a verdade é que os motivos por trás dessa orientação são sérios e visam, acima de tudo, produtividade e bem-estar.

A entrada do trabalho no espaço íntimo e pessoal de casa fez com que barreiras ficassem borradas. Diante disso, surgiram as seguintes dúvidas: como delimitar o momento de trabalho e lazer? De que forma garantir um bom rendimento e desempenho?

A resposta pode estar na adoção de uma rotina que te ajuda a internalizar essa adaptação. Então, manter o hábito de se arrumar para sentar em frente ao computador auxilia seu organismo e cérebro na compreensão de que aquele espaço e as próximas horas serão dedicadas aos afazeres.

Além disso, esse ato te deixa preparado para quaisquer imprevistos ou necessidades de participação em reuniões e conversas pela câmera. Afinal, que imagem será passada ao aparecer sujo ou desarrumado diante de líderes e colegas, não é mesmo?

Obviamente, não é necessário que se vista completamente, mas sim que encontre uma opção que transmita conforto, segurança e casualidade na medida certa. Por isso, blusas, cabelos e rosto merecem uma atenção especial, já que são eles quem aparecerão ao longo de suas conexões.

Ao considerar todas essas dicas e orientações de dress code, vai ser fácil garantir aquela oportunidade dos sonhos ou até mesmo ajustar sua imagem ao perfil e plano de carreira que deseja para a vida profissional.

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