O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

27/02/2013 - O poder da Neurolinguística

Autor: Comunicação

NeurolinguísticaMuitos já ouviram falar ou já participaram de programas de Neurolinguística (PNL). Em síntese, o processo consiste em uma metodologia de inteligência, baseada em um conjunto de modelos e crenças para o desenvolvimento pessoal e profissional – estuda a estrutura da experiência subjetiva do ser humano e faz a ponte entre linguagem e comportamento.

De acordo com a enciclopédia online Wikipedia, um dos pontos básicos de que a PNL trata diz respeito ao que é chamado diferença entre o mundo real e o mundo percebido. A mente cria modelos da realidade, usando referências dos cinco sentidos. Estes modelos são filtrados pela focalização da atenção, de modo que o mesmo estímulo percebido se transforma em comportamentos totalmente diferentes, para várias pessoas.

Um esquimó, por exemplo, percebe o gelo e a neve de forma completamente diferente de uma pessoa urbana. Sua experiência da neve é mais rica, com muito mais referências. De certa maneira, ele vive em outro mundo subjetivo.

PNL no campo profissional

A Neurolinguística estuda como estimular a motivação e o poder de escolha, e ajuda as pessoas a serem mais competentes no que quer que façam. Por isso, auxilia gerentes, gestores, analistas, assistentes e profissionais de todos os níveis hierárquicos.

“Se continuarmos fazendo o que sempre fizemos, vamos prosseguir obtendo os mesmos resultados. Quem quer crescer e evoluir, precisa inovar e treinar pessoas para que sejam mais capazes de achar novas saídas, fórmulas e maneiras de viver”, opina  Gilberto Craidy Cury, Presidente da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) e precursor da metodologia no Brasil, trazida em 1981.

Um dos grandes benefícios é que as pessoas não aprendem questões que vão usar exclusivamente no seu emprego, no lado profissional. São passados conhecimentos que podem ser empregados na vida como um todo, inclusive no trabalho. A Neurolinguística tem como meta tornar seres humanos mais competentes em todas as esferas.

Desenvolvimento de competências

Há alguns anos, a PNL tem uma influência muito forte no mercado de trabalho, na formação e gestão de pessoas, e em liderança – isso propicia condições muito favoráveis para a sustentabilidade de negócios. Todas as competências podem ser aprimoradas, como a comunicação, negociação, vendas, gerenciamento, desenvolvimento de pessoas, resiliência e trabalho em equipe.

“A PNL só será eficaz quando o indivíduo aplicá-la primeiramente nele mesmo. Identificar as competências e canalizar corretamente determinadas energias são algumas ferramentas que possibilitarão a melhoria de um profissional e, até mesmo, de uma equipe”, explica João Luiz Cortez, consultor da Iluminatta Business. Ainda para o consultor, os limites das pessoas são os limites das empresas.

 

Leia mais sobre:

  |    |    |    |    |