O poder da Neurolinguística em sua carreira

O poder da Neurolinguística em sua carreira

Descubra ao longo do conteúdo o que é a Neurolinguística e como ela pode contribuir com o seu crescimento profissional e carreira. Vamos descobrir?!

O que é Neurolinguística?

Muitos já ouviram falar ou já participaram de programas de Neurolinguística (PNL). Em síntese, o processo consiste em uma metodologia de inteligência, baseada em um conjunto de modelos e crenças para o desenvolvimento pessoal e profissional – estuda a estrutura da experiência subjetiva do ser humano e faz a ponte entre linguagem e comportamento.

De acordo com a enciclopédia online Wikipedia, um dos pontos básicos de que a PNL trata diz respeito ao que é chamado diferença entre o mundo real e o mundo percebido. A mente cria modelos da realidade, usando referências dos cinco sentidos.

Estes modelos são filtrados pela focalização da atenção, de modo que o mesmo estímulo percebido se transforma em comportamentos totalmente diferentes, para várias pessoas.

Um esquimó, por exemplo, percebe o gelo e a neve de forma completamente diferente de uma pessoa urbana. Sua experiência da neve é mais rica, com muito mais referências. De certa maneira, ele vive em outro mundo subjetivo.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho
 

A Neurolinguística no campo profissional

A Neurolinguística estuda como estimular a motivação e o poder de escolha, e ajuda as pessoas a serem mais competentes no que quer que façam. Por isso, auxilia gerentes, gestores, analistas, assistentes e profissionais de todos os níveis hierárquicos.

“Se continuarmos fazendo o que sempre fizemos, vamos prosseguir obtendo os mesmos resultados. Quem quer crescer e evoluir, precisa inovar e treinar pessoas para que sejam mais capazes de achar novas saídas, fórmulas e maneiras de viver”, opina  Gilberto Craidy Cury, Presidente da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) e precursor da metodologia no Brasil, trazida em 1981.

Um dos grandes benefícios é que as pessoas não aprendem questões que vão usar exclusivamente no seu emprego, no lado profissional. São passados conhecimentos que podem ser empregados na vida como um todo, inclusive no trabalho. A Neurolinguística tem como meta tornar seres humanos mais competentes em todas as esferas.

A PNL e o desenvolvimento de competências

Há alguns anos, a PNL tem uma influência muito forte no mercado de trabalho, na formação e gestão de pessoas, e em liderança – isso propicia condições muito favoráveis para a sustentabilidade de negócios. Todas as competências podem ser aprimoradas, como a comunicação, negociação, vendas, gerenciamento, desenvolvimento de pessoas, resiliência e trabalho em equipe.

“A PNL só será eficaz quando o indivíduo aplicá-la primeiramente nele mesmo. Identificar as competências e canalizar corretamente determinadas energias são algumas ferramentas que possibilitarão a melhoria de um profissional e, até mesmo, de uma equipe”, explica João Luiz Cortez, consultor da Iluminatta Business. Ainda para o consultor, os limites das pessoas são os limites das empresas.

 

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!