Inteligência emocional: a habilidade fundamental para sua carreira

inteligencia emocional

Você já parou para pensar sobre como e em que momentos consegue ter um bom gerenciamento das próprias emoções? Já avaliou o quanto essa capacidade de possuir uma inteligência emocional é crucial para a manutenção da vida em sociedade e até mesmo da conquista de importantes objetivos de carreira?

Para as empresas, simboliza uma expectativa de confiança na contratação de profissionais aptos para lidar com os desafios, adversidades e perspectivas do mercado.

Mas, afinal, como compreender sobre esse tema mais a fundo, de que maneira entender o seu impacto e como desenvolvê-la? É sobre isso que falaremos a seguir. Continue a leitura e confira com o blog Carreira & Sucesso!

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional, ou IE, surge como um termo que contempla as aptidões comportamentais de uma pessoa para lidar com suas emoções, conseguindo identificar e manejar de uma maneira madura e racionalizada. Há ainda os que sinalizem que esse gerenciamento contemple até mesmo a capacidade não só sobre si, mas também com relação aos indivíduos com o qual interage.

Imagine, por exemplo, que mesmo diante de sentimentos como angústia, tristeza e preocupação, você tenha conseguido lidar com seus compromissos e responsabilidades, navegando de forma segura pelo comportamento e sabendo como não descontar quaisquer frustrações com colegas ou amigos.

E, ao contrário do que muitos possam pensar, não se trata de esconder ou ignorar essas sensações, mas sim de saber distinguir cada uma delas e de administrar para conseguir sentir e lidar de uma forma que não traga prejuízos ao bem-estar. Considerada enquanto uma importante soft skill, a IE se ancora ainda em 5 princípios fundamentais:

  • Controle sobre as emoções;
  • Autoconhecimento;
  • Capacidade de se motivar;
  • Bom manejo entre as relações com o outro;
  • Empatia.

Por que é importante ter inteligência emocional?

A importância da inteligência emocional vem sendo cada vez mais debatida, principalmente no cenário corporativo. Afinal, ter reconhecimento das emoções representa uma perspectiva em que, enquanto profissional, você demonstra um equilíbrio da saúde mental, contribuindo para o acolhimento e manutenção de uma cultura saudável, aberta e voltada ao diálogo e respeito nas relações.

Essa habilidade se torna, portanto, uma grande aliada no mercado de trabalho, que já compreendeu um histórico relevante e também preocupante: o de que muitos colaboradores são contratados, geralmente, por suas aptidões técnicas, mas logo são demitidos ao demonstrarem um repertório comportamental pouco qualificado.

Além disso, a IE se apresenta como fundamental para o desenvolvimento de planos de carreira daqueles que desejam atingir patamares de gestão e liderança.

Nesse sentido, não há como pensarmos em alta performance, visão estratégica e ações inspiradoras sem atrelarmos a um profissional que seja referência em lidar com suas questões e com a administração perspicaz das demandas emocionais dos colegas.

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Quais os benefícios da inteligência emocional na carreira?

As vantagens da IE são múltiplas e influenciam diretamente no ambiente empresarial de quem tem essa competência. Elas vão desde a convivência em uma cultura harmoniosa e permeada por trocas significativas de ideias até o recebimento de reconhecimento e promoções, resultando em entregas de qualidade tanto para a equipe quanto para a organização.

Isso porque permitem que você tenha um direcionamento sensato, sempre em busca das soluções que melhor se encaixam nos objetivos do negócio, aprimorando a tomada de decisão e tendo o discernimento e tranquilidade de elaborar estratégias assertivas.

Além disso, trazem a possibilidade de ampliar sua rede de contatos e relacionamentos, contribuindo para a aquisição de novas referências, informações e aprendizado em uma velocidade diferenciada e com maior facilidade.

Ou seja: quando você se percebe diante do autodomínio e controle, se sente estável e capaz de construir uma visão ampla, ética e criteriosa, tornando-se um verdadeiro visionário ao saber instigar esse desenvolvimento em si e entre seus próprios colegas.

Como desenvolver a inteligência emocional na carreira?

Por se tratar de uma competência comportamental, todos os campos de atuação requerem a inteligência emocional, logo, independentemente da área, é essencial que você saiba como desenvolvê-la. Para ajudar nessa tarefa, selecionamos 5 passos obrigatórios para a preparação.

1. Aposte no autoconhecimento

Não há como começar esse processo de outra forma que não seja por meio do autoconhecimento. Ele orienta a compreensão sobre aquilo que está sentido e vivenciado, identificando gatilhos e comportamentos capazes de ativá-los. Esse entendimento é o que te permite reconhecer as manifestações e os padrões de defesa e ação no ambiente que ocupamos.

Veja também: Conheça o teste de personalidade MBTI e veja como fazer

2. Entenda como manejar as emoções

A exploração faz com que você tenha discernimento diante de conflitos, impulsos e limitações e, consequentemente, permite ter o controle e manejo necessários conforme cada acontecimento e necessidade. Por mais complexos que sejam esses sentimentos, você passa a estar qualificado e fortalecido para lidar com esse domínio.

Uma boa forma de lidar com as emoções é entender sobre as soft skills, o que são e como desenvolvê-las. Aprenda mais e aperfeiçoe essas competências para melhorar sua inteligência emocional!

3. Sustente a automotivação

A automotivação precisa ser inerente às suas metas profissionais e pessoais, já que se torna a principal garantia de que você se mantenha em prol desse desenvolvimento, que é contínuo e capaz de sempre ser aprimorado.

Nesse sentido, a aplicação de constância, organização e controle tornam-se os seus aliados à medida que ajudam a atingir o equilíbrio em meio a uma rotina repleta de responsabilidades e delegações.

4. Amplie sua capacidade de empatia

A empatia vai além de apenas se imaginar ocupando o local de outra pessoa. Ela sintetiza um sentimento genuíno de construção de uma perspectiva que o desafie a ir além da própria realidade, valorizando os sentimentos de colegas e estabelecendo uma comunicação capaz de transmitir esse apreço e reconhecimento.

5. Nutra os relacionamentos interpessoais

Somos seres essencialmente sociais, portanto, não há como não refletir sobre a capacidade de manter dinâmicas e conexões bem estruturadas e saudáveis no ambiente de trabalho. Essa é, inclusive, uma soft skill altamente desejada a partir do reconhecimento do impacto na elaboração de um espaço sólido, plural e acolhedor.

Assim, para demonstrar essa aptidão no cenário organizacional, é necessário colocar em prática os valores apontados. Essa é uma conduta que deve estar presente em você desde o momento da entrevista inicial de uma nova oportunidade, externalizando seu potencial e indicando o quanto você legitima e considera a relevância da inteligente emocional.

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