Empowerment: autonomia e motivação profissional

Empowerment: autonomia e motivação profissional

Aprenda ao longo do texto o que é empowerment, qual a sua importancia para uma carreira profissional e também o que dizem os especialistas. Vamos conferir?!

O que é empowerment?

Atualmente, é fundamental que os profissionais se sintam parte das empresas onde atuam e participem ativamente do negócio. Vivemos na era do conhecimento, e com a dinâmica global corporativa, onde tudo acontece muito rápido, as decisões também precisam ser tomadas com maior agilidade.

Desta necessidade, surge o conceito do Empowerment, onde a ideia é dar mais autonomia e poder de decisão para os profissionais, mesmo não sendo líderes de equipes.

“O Empowerment é uma forte ferramenta de retenção de talentos, uma vez que motiva os funcionários, pois se sentem parte e protagonistas da empresa e de seus resultados. As pessoas se tornam mais engajadas e comprometidas”, comenta Cassia Resende, coach e diretora da Realize Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Disseminação do empowerment

Para aplicá-lo, a direção geral das empresas precisa disseminar a cultura do emponderamento, fazendo com que cada um de seus líderes absorva essa maneira de trabalhar.

Desta forma, as organizações também criam uma filosofia de formação de gestores contínua, já que dão autonomia para que diversos funcionários tomem decisões.

“A aplicação do Empowerment pode ocasionar uma mudança cultural na organização, mas, para tal, é preciso meios e técnicas para conseguir colocá-lo em prática. Essa modalidade de gestão pode ser difundida de forma ampla para toda a empresa, ou apenas para determinadas demandas e equipes”, aponta Thiago Cury, trainer da Crescimentum Consultoria, psicólogo e especialista em Behaviorismo, comportamento e desenvolvimento humano.

Profissionais que lidam diretamente com clientes, por exemplo, precisam de agilidade no atendimento e nas tomadas de decisão. Já pessoas com perfis mais técnicos, que muitas vezes não possuem gestores, também precisam de liberdade para agir e tomar decisões importantes.

Um impedimento da aplicação do Empowerment é, ainda, o receio de alguns gestores darem autonomia para seus subordinados. Com medo de perderem seus cargos, esses profissionais acabam limitando a autonomia que poderiam dar às suas equipes. 

No entanto, em empresas maduras, o que acontece é totalmente o oposto, pois se um subordinado trouxer boas ideias, inovar e ser competente, o gestor também será reconhecido por isso. “Compartilhar conhecimento é reinar. Esconder informação não é sinônimo de poder”, completa  Cassia Resende.

 

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!