O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

16/08/2017 - A reforma do ensino médio e a escolha precoce da profissão

Autor: Camila Martins

Escolher a profissão a seguir aos 17, 18 anos é, possivelmente, a decisão mais difícil nessa fase da vida.

Até então, a principal preocupação era o curso e a universidade a ingressar e, mesmo assim, muitos estudantes tomavam a decisão cientes de que poderiam mudar a rota no meio do caminho, trocando de curso ou a instituição. Porém, com a reforma do ensino médio, a flexibilização da grade curricular fará com que os alunos sejam obrigados a escolherem suas futuras profissões de forma ainda mais precoce.

Nesse novo contexto, se faz ainda maior a necessidade de autoconhecer-se cada vez mais cedo, já que escolher um caminho significa abrir mãos dos outros. Para a psicóloga especializada em carreiras, Cristina Quadrado Frisina, “O papel dos pais já era importante e agora se torna ainda mais fundamental. Provocar a reflexão sobre suas aptidões, interesses e expectativas profissionais é indispensável, pois essa atitude poderá evitar muita dor de cabeça. Quem faz o que gosta, geralmente faz bem. Então simplesmente ir para uma área promissora não significa nada se você não se identifica com ela. Além do mais, nos tempos atuais, nada garante que o que é rentável hoje, ainda será assim no futuro”.

Também é importante fazer uma avaliação apurada sobre quais dos interesses do aluno podem se transformar em uma carreira profissional. Para isso, é preciso pesquisar e conhecer ao máximo cada uma das profissões desejadas, conhecendo a rotina acadêmica e profissional de cada uma delas.

Leia mais sobre:

  |  

Artigos Relacionados: