Entenda a Catho-Fipe

Como é feito o cálculo?

O cálculo dos indicadores do mercado de trabalho Catho-Fipe utiliza a base de dados da Catho, além de outros dados públicos de fontes como o IBGE e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Taxa de Desemprego Antecipada: é calculada pela Fipe utilizando um conceito conhecido como nowcasting. A ideia por trás desse indicador é prever o presente, uma vez que a maior parte dos indicadores conjunturais é divulgada um ou mais meses depois de sua real medição. Isso só é possível quando se dispõe de dados em larga escala, que sejam atualizados constantemente, com disponibilidade imediata e de absoluta confiabilidade. A Fipe e a Catho conseguem antecipar, com grande precisão, qual é a taxa de desemprego atual, com cerca de um mês de antecedência ao indicador oficial divulgado pelo IBGE.

Índice de Novas Vagas: mostra a evolução, ao longo do tempo, da relação entre novas vagas anunciadas na Catho e do número de novos currículos ativos em determinado mês. Quando essa razão aumenta, significa que aumentaram as opções para o candidato a um novo emprego, já que há mais vagas para sua escolha. Uma variação positiva nesse índice significa um mercado de trabalho mais favorável, em média, para quem procura um novo emprego.

Índice de Salários Ofertados: mostra a evolução, ao longo do tempo, dos salários oferecidos nas vagas de emprego anunciadas na Catho. Uma variação positiva nesse índice significa um aumento de salário favorável para quem procura um novo emprego.

O que é a Fipe?

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) é uma fundação de direito provado, sem fins lucrativos, criada em 1973, que apoia o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) nas áreas de pesquisa e ensino.

A instituição estuda os fenômenos econômicos e sociais com base no instrumental teórico e metodológico da Economia, a fim de contribuir para o debate dos problemas econômicos e sociais do país, para a formulação de políticas econômicas e políticas públicas em geral, e para a avaliação da importância dessas políticas para o crescimento sustentável da economia brasileira, o fortalecimento do sistema produtivo, o aumento da competitividade do país, a melhor distribuição de renda e a eliminação da pobreza.

A Fipe associou-se à Catho em razão da qualidade, dimensão e relevância de sua base de informações sobre o mercado de trabalho, fundamental para a elaboração de novos, modernos e relevantes indicadores.