Você sabe que textos literários são cobrados frequentemente no vestibular, não é mesmo? A cada instituição, porém, as obras exigidas sofrem variações. Mesmo assim, existem livros que são essenciais para todas as provas do gênero. Quer saber quais são eles? Então segue acompanhando a leitura aqui do post.
-
Dom Casmurro (o livro do ciúme)
Essa obra foi escrita por Machado de Assis e publicada em 1899. Apesar da escrita um pouco rebuscada, o texto tem um enredo muito interessante e que é debatido até os dias de hoje.
Os personagens principais são Bentinho e Capitu e a trama gira em torno de uma possível traição cometida pela moça. Esse ponto não fica claro ao longo de toda a história, afinal, tudo é percebido pelos olhos de Bentinho, o que deixa o leitor livre para tirar suas próprias conclusões.
-
O Cortiço (o livro das relações humanas)
O Cortiço mostra o cotidiano de um grupo de pessoas que vive em um bairro pobre do Rio de Janeiro. Ao longo da narrativa são mostrados os amores, as traições, a amizade e a ambição de diferentes personagens. O principal deles é João Romão que é também o dono do prédio que dá nome ao livro.
A obra tem autoria de Aluísio Azevedo e foi publicada em 1890, mas, ainda hoje, permanece como um retrato dos problemas vivenciados por pessoas de classes sociais mais baixas.
-
Vidas Secas (o livro do sertão)
A narrativa de Vidas Secas baseia-se na vida sofrida do sertão nordestino. Ela foi escrita por Graciliano Ramos e publicada no ano de 1938. O enredo apresenta ao leitor uma família de retirantes que segue em busca de uma vida melhor e os problemas de sobrevivência que encontra nesse caminho.
O personagem principal é Fabiano, o pai da família, e existe grande destaque também para a cadela Baleia. Essa obra aparece como leitura obrigatória na maioria dos vestibulares e serve como abordagem para diferentes temas. Isso inclui exploração do trabalho e descaso do governo com os problemas sociais.
-
Memórias Póstumas de Brás Cubas (o livro do fantasma)
A obra foi escrita por Machado de Assis e apresenta como personagem principal o morto Brás Cubas. A narrativa foi publicada em 1881 e ao longo texto nós nos deparamos com esse fantasma que vai nos contar como foi a vida dele.
A retrospectiva tem um tom irônico e faz críticas à sociedade da época. No período em que foi lançada, Memórias Póstumas de Brás Cubas teve um grande impacto, afinal, a figura do seu personagem narrador foi considerada revolucionária.
-
Iracema (o livro do romance)
Iracema traz a narrativa do amor idealizado que se mistura à lenda de como surgiu o estado do Ceará. O livro foi escrito por José de Alencar e publicado em 1865.
No enredo conhecemos a história da índia que dá nome à obra e do colonizador português Martim. Os dois se apaixonam e precisam enfrentar diferentes obstáculos por conta disso.
Essas obras clássicas são indispensáveis para quem está tentando ingressar na faculdade, mas o melhor é que todas possuem enredos interessantes.
Gostou do nosso post de hoje? Comente aqui embaixo se você já leu algum dos livros citados aqui. Até mais 😉
Deixe uma resposta